Portal Brasil

Desastres naturais afetam municípios de seis estados

Governo federal reconheceu situação de emergência em cidades da Bahia, Maranhão, Santa Catarina, Pará, Paraná e Minas Gerais


publicado:
24/07/2017 10h22


última modificação:
24/07/2017 10h32

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (24), a situação de emergência em nove municípios dos estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Pará e Santa Catarina.

Com a publicação da medida no Diário Oficial da União, as prefeituras podem solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas prejudicadas pelos desastres naturais.

Na Bahia, o município de Lapão sofre com o longo período de estiagem, assim como Montezuma, em Minas Gerais. Em Conceição do Lago-Açu, no Maranhão, e Trombudo Central, em Santa Catarina, o problema são as inundações.

Placas (PA), Rio Bonito do Iguaçu (PR) e Jaguaruna (SC) foram atingidas por enxurradas. Ainda em Santa Catarina, Palmitos e Siderópolis foram levadas ao estado de emergência por tempestades, chuvas intensas e vendavais.

Auxílio emergencial

Para obter apoio material e financeiro do Ministério da Integração Nacional para ações emergenciais, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise da Sedec, o Ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Diário Oficial da União e Ministério da Integração