Portal Brasil

Esquadrões especializados da FAB monitoram espaço aéreo brasileiro

Missões utilizam análise de dados para rastrear, vigiar e controlar áreas importantes para segurança nacional do País


por Portal Brasil


publicado:
21/06/2017 17h02


última modificação:
21/06/2017 17h02

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) são responsáveis pelo monitoramento de regiões importantes para a segurança nacional. O rastreamento é feito de maneira eletrônica por meio da análise de dados. Por isso, as aeronaves são equipadas com câmeras, sensores e radares.

As equipes militares estão baseadas no Centro-Sul do País. Em Santa Maria (RS), o Esquadrão Poker capta informações sobre possíveis ameaças e também avalia as condições metereológicas na região.

O Esquadrão Hórus atua na mesma cidade e é o único do País a operar com aviões não tripulados. Além disso, capacita militares para ações de reconhecimento, vigilância, e controle do espaço aéreo. Essas missões envolvem desde o reforço na segurança pública, como também fiscalização do desmatamento, e apoio à defesa civil.

Já em Anápolis (GO), as aeronaves monitoram estruturas aéras construídas irregularmente, como pistas de pouso clandestinas e hidrelétricas. Também captam sinais de radares para gerar vetores.

O Esquadrão Guardião também está baseado em Anápolis e reforça as missões do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Os equipamentos que vão nos aviões fazem o mapeamento de grandes áreas alvo de queimadas e desmatamento., além de identificar aviões clandestinos.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Força Aérea Brasileira