Portal Brasil

Festival Internacional do Chocolate acontece em Ilhéus até domingo (23)


por Portal Brasil


publicado:
22/07/2017 16h19


última modificação:
22/07/2017 19h46

Ilhéus, no sul da Bahia, recebe, até este domingo (23), o 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau. A região é um destino turístico que agrada pela diversidade de atrativos, entre eles uma riqueza histórica contada pela tradição da produção de cacau.

Neste ano são esperadas cerca de 60 mil pessoas nos quatro dias de evento, aberto ao público. São mais de 80 expositores que trazem produtos derivados do fruto e chocolates de diferentes sabores e aromas.

A comunidade e os investidores contam, no final de semana, com cursos de capacitação, debates, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas internacionais.

Histórico

Ilhéus tem, na produção do fruto, parte importante de história e remete à década de 1940, quando as fazendas começaram a investir no cultivo. Nos anos 1990 uma praga assolou as lavouras e fez a produção na Bahia entrar em declínio. Desde então, as vendas do produto caíram, mas não tiraram de Ilhéus o título de um dos maiores produtores do Brasil.

Hoje, mais de 40 marcas baianas de chocolate de origem estão presentes no mercado. Todos são 100% produzidos na Bahia, desde a extração do fruto até a produção e venda, sendo que a maior parte produzida na Bahia é feita com alto teor de cacau, a partir de amêndoas livre de conservantes.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo.