Portal Brasil

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro divulga lista de indicados de 2017

Antonio Pitanga e Helena Ignez serão homenageados na edição deste ano. Na 16ª edição do prêmio, o filme mais indicado é “Elis”


por Portal Brasil


publicado:
14/07/2017 19h54


última modificação:
14/07/2017 20h00

A lista de indicados para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017 foi divulgada nesta sexta-feira (14). Os vencedores das 24 categorias serão anunciados em 5 de setembro, no Teatro Nacional, no Rio de Janeiro.

Na 16ª edição do prêmio, o filme mais indicado é “Elis”, cinebiografia da cantora Elis Regina, finalista em 12 categorias. O longa-metragem de Hugo Prata recebeu recursos do Fundo Setorial do Audiovisual da Agência Nacional do Cinema (Ancine). “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, é o segundo mais indicado, em 11 categorias, seguido de “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, com dez.

Neste ano, um dos homenageados será Antonio Pitanga, grande representante do Cinema Novo, que participou de mais de 50 produções cinematográficas.

Outra homenageada será a atriz e diretora Helena Ignez, musa de Glauber Rocha e ícone do Cinema Marginal. Promovido pela Academia Brasileira de Cinema, o Grande Prêmio também terá menções ao centenário do grupo Severiano Ribeiro e à Cinemateca Brasileira, que receberá o Prêmio Especial de Preservação pelo trabalho de seu acervo, com cerca de 245 mil rolos de filmes.

Fonte: Ancine