Portal Brasil

Representação Brasileira aprova entrada da Bolívia no Mercosul

Proposta será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados


publicado:
17/08/2017 13h15


última modificação:
17/08/2017 13h15

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou, nesta quarta-feira (16), o texto do Protocolo de Adesão da Bolívia ao bloco regional. O texto foi assinado em 17 de julho de 2015, durante reunião de cúpula realizada em Brasília. 

Conforme o protocolo, a Bolívia terá quatro anos, a partir da data de início de vigência do documento, para adotar a Nomenclatura Comum do Mercosul, a Tarifa Externa Comum e o Regime de Origem do Mercosul. A matéria foi relatada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

“A adesão da Bolívia ao Mercosul constitui passo de grande importância para a consolidação do processo de integração sul-americana, bem como para afirmação dos interesses nacionais do Brasil na América do Sul”, comentou a relatora.

Tramitação

A proposta de inclusão já foi aprovada pela Argentina, Uruguai e Paraguai. Falta apenas a conclusão do Brasil. Agora, o protocolo será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Depois, seguirá para o Senado. 

Confirmada a entrada, o Mercosul se tornará um bloco com 300 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 13,8 milhões de quilômetros quadrados e com um Produto Interno Bruto (PIB) calculado em US$ 3,5 trilhões.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Câmara dos Deputados, da Agência Senado e da Agência Brasil