Portal Brasil

Telebras lança edital para licitação da capacidade do Satélite Geoestacionário

Empresas selecionadas deverão atender aos objetivos do Programa Nacional de Banda Larga; dois lotes serão leiloados em 28 de agosto


por Portal Brasil


publicado:
14/07/2017 18h07


última modificação:
14/07/2017 18h07

A Telebras divulgou nesta sexta-feira (14) o edital de licitação para operar a capacidade da banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Os vencedores da licitação deverão atender aos objetivos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). 

O leilão está marcado para 28 de agosto. A Telebras vai receber documentos referentes às propostas, credenciamento, garantia e habilitação. A seleção será feita pelo critério de maior valor total ofertado por lote.

A capacidade do satélite a ser cedida para as empresas será dividida em dois lotes. O primeiro terá  9.661 MHz de capacidade em Banda Ka do SGDC, equivalente a 35% da faixa de frequência disponível de 63 dos 67 feixes do território nacional. Já o segundo terá 5.809 MHz de capacidade, que corresponde a 22% da faixa de frequência disponível. 

A capacidade total do Satélite Geoestacionário inclui outros dois lotes: um deles reservado exclusivamente para a Telebras e o outro destinado a atender a demandas da administração pública. O prazo de cessão de capacidade para cada um dos lotes será de cinco anos, podendo ser prorrogado.

Contato estratégico

Este é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Será importante para viabilizar comunicações estratégicas entre governo e Forças Armadas nas áreas remotas. Cerca de 30% da capacidade do satélite será destinada a esse uso.

Clique aqui para ter acesso ao edital.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Telebras