Portal Brasil

Turismo registra alta de 37% no último trimestre de 2016

Pesquisa do Ministério do Turismo ouviu 918 empresas do setor, que apresentaram faturamento de R$ 7,8 bilhões no período


por Portal Brasil


publicado:
20/03/2017 17h39


última modificação:
20/03/2017 17h54

A melhora da economia brasileira agora é sentida pelo setor turístico brasileiro. No último trimestre de 2016, o faturamento do setor avançou 37% sobre a projeção anterior, de acordo com dados do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, publicado pelo Ministério do Turismo.

A pesquisa ouviu 918 empresas que apresentaram um faturamento de R$ 7,8 bilhões no trimestre. Entre os setores levantados está o de transporte aéreo, parques e atrações, agências de viagens, meios de hospedagem, turismo receptivo, organizadores de Eventos e operadoras de turismo.

Em relação ao emprego, o levantamento revelou que o setor registrou uma alta de 38% sobre o estimado anteriormente. Já o montante do faturamento usado como investimento superou 11% para mais da metade dos entrevistados, atingindo uma média de investimento de 7,5% no período.

Frente ao terceiro trimestre, apenas 24% dos entrevistados registraram queda no faturamento nos últimos três meses do ano passado. Segundo a pesquisa, os segmentos com saldo mais elevado foram transporte aéreo e parques e atrações turísticas, ao passo em que os setores de hospedagem, operadoras de turismo e agências de viagem se mostraram estáveis.

Em 2016, mais de 6,5 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil dentro de um mercado que emprega 3,14% da população economicamente ativa. No período, os investimentos diretos no País foram 23,38% maiores que os registrados no mesmo período de 2015.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo