Portal Brasil

Além das escolas de samba: confira as opções para aproveitar o Carnaval no Rio

Das cores e temas do Sambódromo à folia dos blocos de rua, moradores e turistas têm variadas opções para se divertir neste Carnaval


publicado:
09/02/2018 15h40


última modificação:
09/02/2018 15h40

A cidade do Rio de Janeiro tem opções de Carnaval para todos os foliões. Das cores e temas do Sambódromo à folia dos blocos de rua, moradores e turistas têm variadas opções. Serão 6 dias de festa na Passarela do Samba e haverá palcos montados nas zonas norte e oeste da cidade, além dos já consagrados bloquinhos de rua. O Ministério do Turismo acredita em impacto econômico de R$ 3,5 bilhões no período para a cidade.

Conheça alguns dos blocos mais tradicionais da cidade:

Cordão da Bola Preta

Arquivo/ Agência Brasil

Bloco Cordão da Bola Preta

O bloco, de 1918, é o mais antigo em atividade. O nome teria sido escolhido quando um dos fundadores do grupo avistou uma mulher que usava vestido branco com bolas pretas durante a criação do bloco. O desfile acontece, tradicionalmente, no sábado de Carnaval.

Carmelitas

Arquivo/ Agência Brasil

Bloco das Carmelitas

Um grupo de colegas de futebol de Santa Teresa resolveu se unir também na folia e desde 1990 ocupam as ruas. Uma freira do Convento das Carmelitas teria pulado o muro para participar da festa, dando origem ao nome do bloco. Os desfiles do bloco acontecem sempre na sexta e na terça de Carnaval.

Cordão do Boitatá

Arquivo/ Agência Brasil

Cordão do Boitatá

A irreverência deste grupo criado em 1996 marca todos os domingos de Carnaval na Praça XV. A principal característica do bloco é a criatividade das fantasias, resistentes para apresentações que chegam a durar sete horas.

Banda de Ipanema

Arquivo/ Agência Brasil

Banda de Ipanema

A Banda de Ipanema desfila pelo bairro no Carnaval desde 1965 e neste ano a agremiação presta homenagem ao sambista Martinho da Vila. O bloco sempre anima os foliões em três datas: uma ainda no aquecimento para a folia, e outras duas no sábado e na terça-feira de Carnaval. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Ministério do Turismo