Portal Brasil

Militares brasileiros começam a retornar do Haiti

Tropas permaneceram no país por 13 anos, após a capital ter sido atingida por um terremoto


por Portal Brasil


publicado:
23/09/2017 17h52


última modificação:
23/09/2017 18h08

 Militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea começam a retornar para o Brasil após 13 anos de atuação na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. Na madrugada deste sábado (23), chegou o primeiro voo na Base Aérea de Guarulhos (SP), com 204 integrantes do 26º Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti (Contbras), responsável por encerrar a Missão de Paz.

Antes do retorno para casa, os militares permanecerão por dois dias em organizações militares para realização de exames médicos. Além desse primeiro voo, o restante da tropa chegará ao Brasil até o fim do mês de setembro, em mais três aeronaves, com cerca de 90% dos militares desembarcando no território nacional. A etapa final de desmobilização será concluída em 15 de outubro, quando se encerrarão as medidas de repatriação de pessoal e material.

O trabalho desenvolvido pelos 37,5 mil capacetes azuis no Haiti foi eficiente e relevante. A participação dos militares brasileiros é reconhecida pelo povo haitiano e por autoridades internacionais pela desenvoltura com que combinam funções militares, como o patrulhamento, com atividades sociais e de cunho humanitário.

A desmobilização começou em 31 de agosto na capital do Haiti, Porto Príncipe. Ao londo da missão, 37,5 mil militares participaram dos esforços de paz. O objetivo era proporcionar estabilidade e segurança ao povo de Haiti, assim como de assistência humanitária, depois que o país foi alvo de um terremoto que deixou mais de 220 mil mortos.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa