Portal Brasil

Aeroportos paulistas recebem 400 cadeirantes para Jogos Parapan-Americanos

O evento esportivo, que vai de 20 a 25 de março, contará com a participação de delegações de 22 países


publicado:
17/03/2017 16h25


última modificação:
17/03/2017 16h46

Os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, recebem até segunda-feira (20) cerca de 400 cadeirantes que vão competir nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017. O evento esportivo, que vai de 20 a 25 de março, contará com a participação de delegações de 22 países, competindo em 12 modalidades no novo Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Ao todo, cerca de mil atletas, com idade entre 13 e 21 anos, participam do evento que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

A preparação dos aeroportos paulistas seguiu a experiência dos Jogos Rio 2016, sob coordenação do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE) da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), vinculada à Secretaria Nacional de Aviação Civil.

De acordo com Marcus Pires, chefe de serviço do CTOE, o alinhamento da operação de Guarulhos e Congonhas funcionou como o planejamento de uma “miniolimpíada”.

“Foram realizadas reuniões e ações de integração entre os órgãos públicos para repetir iniciativas adotadas na Rio 2016. São Paulo tem aeroportos muito preparados, mas esse ajuste fino para uma demanda especial é decisivo para a fluidez nos terminais. E é o que faz toda a diferença na experiência do passageiro”, explica.

O setor de aviação é pioneiro na atenção ao atendimento humanizado à pessoa com deficiência. Desde 2012, os aeroportos passam por um amplo processo de revisão e adequação de normas, com base em experiências internacionais; e de transformação de infraestrutura, para que os terminais sejam um espaço de inclusão, onde cada passageiro seja respeitado na sua diferença.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério dos Transportes