Portal Brasil

Agência Nacional de Mineração pretende garantir transparência ao setor

Novo órgão deverá implementar políticas nacionais para atividades do setor mineral, incluindo o monitoramento do uso dos recursos


por Portal Brasil


publicado:
26/07/2017 11h56


última modificação:
26/07/2017 12h08

O governo federal oficializou a criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), como parte das ações incluídas no Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira. O documento que institui o novo órgão foi publicado na edição desta quarta-feira (26), do Diário Oficial da União. A decisão extingue o Departamento Nacional de Produção Mineral.

A Agência Nacional de Mineração terá o objetivo de implementar as políticas nacionais para as atividades integrantes do setor de mineração, que incluem a normatização, a gestão e a fiscalização do aproveitamento dos recursos minerais no País.

De acordo com a MP, a agência integra a administração pública federal indireta, e está submetida a regime autárquico especial e vinculado ao Ministério de Minas e Energia. A sede será no Distrito Federal e poderá ter unidades administrativas regionais.

 Mudanças

Com a medida, o governo federal avalia que a indústria mineral se tornará mais competitiva, inovadora e sustentável, com a possibilidade de geração de novos investimentos e aumento de participação no Produto Interno Bruto (PIB).

Três medidas provisórias integram o Programa de Revitalização da Indústria Brasileira, a mais completa atualização desde os anos 1990. Além da agência de regularização, as demais medidas fazem ajustes no Código de Mineração e modificam os valores pagos pelos direitos de exploração dos minérios.

As novas definições ainda precisam ser ratificadas pelo Congresso Nacional, em até 120 dias, para virar lei.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e D.O.U.