Portal Brasil

‘Agora temos meios de permanecer no campo, diz trabalhadora rural

Para secretária de federação de trabalhadores rurais do Ceará, jovens veem chance de vida com qualidade no campo


por Portal Brasil


publicado:
22/10/2015 21h09


última modificação:
22/10/2015 22h32

Secretária da federação dos trabalhadores rurais do Ceará, Rosângela Ferreira Moura só tem bons olhos para os projetos voltados para agricultura familiar realizados pelo governo federal em parceria com o Fundo Internancional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência especializada das Nações Unidas.

“Estou presente na minha terra e posso dizer: projetos como o Dom Helder Câmara [um de seis projetos de parceria da ONU com o Brasil] mudam a vida do trabalhador porque levam dignidade para as famíias rurais no Nordeste. Viver de agricultura familiar é difícil, mas agora encontramos meios de permanecer no campo”, declarou a secretária durante evento de avalição da parceria entre o governo federal e o FIDA, nesta quinta-feira (22), em Brasília.

Para Rosângela, uma das maiores mudanças notadas no campo é a inclusão da juventude, das mulheres e dos povos tradicionais, como indígenas e quilombolas, no processo de melhoria da vida no meio rural.

“Com projetos que incentivam as lideranças locais na participação das políticas públicas, os jovens hoje repensam sair de suas cidades porque eles vêem uma chance de vida com qualidade no campo”, disse.

Junto com a juventude e a inclusão de mulheres, outro aspecto importante lembrado por Rosângela é o fortalecimento da gestão comunitária no meio rural, resultado de projetos que vão além do financiamento e ajuda de custo para vida do agricultor.

“Temos hoje ações que ajudam a cidade no campo a crescer, pensar políticas públicas e a população a se reconhecer como donos de suas decisões”, comentou.

Atualmente, seis projetos, que totalizam US$ 452 milhões, são financiados pelo fundo, que atua para desenvolver a capacidade individual e coletiva dos agricultores familiares nas áreas de produção e organização. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)