Portal Brasil

Após rebelião em presídio, Exército atua em Rio Branco

Governador Sebastião Viana apresentou pedido de reforço da Força Terrestre após rebelião de detentos na Unidade Prisional 4


por Portal Brasil


publicado:
20/10/2016 12h16


última modificação:
20/10/2016 13h19

Tropas do Exército Brasileiro vão atuar em Rio Branco (AC), em apoio às ações de segurança pública na capital. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann. Segundo ele, o governador Sebastião Viana apresentou pedido de reforço da Força Terrestre após rebelião de detentos na Unidade Prisional 4 (UP4), conhecida como Papudinha.

Por estar situado numa área de fronteira, o Exército tem autorização para participar de ações na capital acriana. Serão empregados cerca de 200 militares, equivalente ao efetivo de uma Companhia de Infantaria de Selva. Os militares estão atuando no entorno de Rio Branco em cinco posições de bloqueio.

A operação na cidade ocorre no âmbito da Operação Curare, com coordenação do Comando Militar da Amazônia (CMA). Nesses postos de bloqueio, as tropas estão atentas para crimes transfronteiriços, como tráficos de armas, drogas e seres humanos, roubos de carros, dentre outros.

Em conversa com o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, o governador do Acre acertou a participação militar em apoio às Forças estaduais. O general Villas Bôas manteve contato com o ministro Jungmann, que confirmou a autorização para o emprego militar.


Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa