Portal Brasil

Belém recebe a tocha paralímpica nesta sexta-feira (2)

Capital do Pará é o segundo destino a receber o revezamento da tocha. De Belém, a chama segue para Natal, Rio Grande do Norte


por Portal Brasil


publicado:
02/09/2016 17h18


última modificação:
05/09/2016 11h50

Belém recebe a chama paralímpica nesta sexta-feira (2). A capital do Pará é o segundo destino a receber o revezamento da tocha, representando a Região Norte do trajeto. 

O evento dará mais uma vez visibilidade à Região Amazônica, um destino simbolizado pela floresta, por uma cultura de forte tradição indígena e religiosa, além de uma gastronomia que atrai cada vez mais a atenção dos experts em gastronomia. 

De Belém, a chama segue para Natal, no Rio Grade do Norte. Cada cidade que receberá a tocha representa um dos valores paralímpicos, e à capital paraense coube a determinação.

Pontos turísticos

Além de contemplar, principalmente, instituições de atendimento para pessoas com deficiência, o roteiro do revezamento demonstra atrativos que tornam a capital paraense única. O Mercado Ver-o-Peso, por exemplo, é uma mostra farta de especiarias, frutas amazônicas e da comida tradicional paraense.

Já a Estação das Docas, um complexo turístico fincado às margens da baia do Guajará, é opção de compras e restaurantes para turistas de todos os gostos. No conjunto patrimônio histórico, científico e cultural destacam-se o Museu Emílio Goeldi, o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré.

Belém é também terra do Círio de Nazaré, procissão católica que reúne anualmente, no segundo domingo de outubro, mais de dois milhões de romeiros pelas ruas da capital. A importância dessa manifestação e sua grandiosidade resultou em seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do País.

A cidade de Belém tem cerca de 880 atrativos, estabelecimentos e prestadores de serviços cadastrados no Guia Turismo Acessível do Ministério do Turismo. São restaurantes, hotéis, eventos, museus e parques, esperando pela avaliação dos usuários.

Turismo acessível 

O Ministério do Turismo investiu nos últimos anos mais de R$ 75 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais para atender turistas com deficiência.  

Como parte do Programa Turismo Acessível, a Pasta disponibiliza o Guia do Turismo Acessível, site colaborativo onde os internautas podem avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas, em português, espanhol e inglês.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MTur