Boas práticas no Cadastro Único serão premiadas
Concurso comemora os 15 anos de criação da ferramenta que permite a inclusão das famílias nos programas sociais
publicado:
19/07/2016 16h34
última modificação:
19/07/2016 16h38
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social – Edição Especial: Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o concurso comemora os 15 anos de criação da ferramenta que permite a inclusão das famílias de baixa renda nos programas sociais.
O objetivo é identificar e divulgar as práticas bem-sucedidas e inovadoras na gestão do Cadastro Único nos municípios, Estados e no Distrito Federal. O prazo para a inscrição segue até 1º de setembro.
Etapas
No total, serão selecionados 12 projetos finalistas de municípios e Estados que poderão ser inscritos nas categorias: estratégias de qualificação e fortalecimento do Cadastro Único; Uso do Cadastro Único para desenvolvimento de políticas públicas e ações inovadoras de inclusão e atualização cadastrais de famílias de grupos e comunidades tradicionais.
Além disso, essa terceira edição do concurso irá premiar experiências de entrevistadores do Cadastro Único que se destacam no atendimento à população – com o intuito de dar maior visibilidade a este profissional, já este ano a categoria de entrevistador social foi incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho. A eleição dos cinco finalistas será realizada por meio de votação aberta, entre os dias 11 e 23 de setembro.
“O concurso é uma oportunidade para identificar as boas práticas que poderão auxiliar outros Estados e municípios a aperfeiçoar a gestão do Cadastro Único e estimular o aprimoramento da ação dos gestores. Com essa visibilidade, conseguimos fazer com que todo o País seja beneficiado”, afirmou a coordenadora-geral de Gestão de Processos de Cadastramento, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDSA e coordenadora do prêmio, Ana Gabriella Sambiase.
O prêmio foi criado para homenagear a ex-secretária nacional de Renda de Cidadania. Responsável pela gestão de grandes programas do ministério, como o Bolsa Família, Rosani Cunha faleceu, em 2008, em um acidente automobilístico.
Para se inscrever, clique aqui.
Fonte: Portal Brasil, com informações Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário