Portal Brasil

Bolsa Família participa da migração para a TV digital

Kits serão distribuídos aos beneficiários do programa, com equipamento que abrirá novo canal de informação


por Portal Brasil


publicado:
07/10/2015 19h06


última modificação:
08/10/2015 15h16

Diante do processo de migração da TV analógica para a TV digital, as famílias do Bolsa Família em todo o Brasil receberão até 2018 gratuitamente um kit contendo um conversor, um controle remoto e uma antena adaptada às condições do domicílio. A entrega dos equipamentos deverá ser agendada pelo telefone 147 ou pela internet, dentro dos prazos definidos para cada localidade. De acordo com o IBGE, 91,3% dos domicílios mais pobres do País – na faixa de renda dos beneficiários do Bolsa Família – têm televisão.

O fornecimento dos kits da TV digital já está ocorrendo no município de Rio Verde, no sul goiano, que foi escolhido para dar início à implantação da TV Digital. Lá, o sinal analógico deve ser desligado em 29 de novembro. O município tem 6.675 famílias no programa de transferência de renda, com base na folha de benefícios de julho.  

Em Rio Verde, 60% das famílias beneficiárias do Bolsa Família já agendaram o recebimento de conversores para a TV digital. Todas vão receber os equipamentos a partir desta quarta-feira (7). A distribuição está prevista no plano de universalização da recepção dos sinais da TV Digital no País. 

Os conversores de televisão serão distribuídos com um aplicativo com informações sobre o Bolsa Família, como as datas de pagamento dos benefícios e as condições de acesso ao programa, além de respostas a dúvidas, sobre como desbloquear o cartão, por exemplo. “Trata-se de um canal direto de comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social com os beneficiários”, explicou Guido Lemos, professor da Universidade Federal da Paraíba, que coordenou o desenvolvimento do aplicativo.

O controle remoto que acompanhará os conversores conterá a tecla “Ginga”, para acesso ao conteúdo destinado aos beneficiários do Bolsa Família e a outros conteúdos do governo federal.

A universalização da recepção dos sinais de TV digital é uma exigência para o desligamento do sinal analógico. Consiste em garantir que 93% dos domicílios possam receber os sinais na nova frequência.

Essa exigência foi definida no leilão para a telefonia de banda larga, em setembro de 2014. A distribuição dos conversores a beneficiários do Bolsa Família será custeada com recursos pagos pelas empresas de telefonia celular vencedoras do leilão e transferidos à associação sem fins lucrativos EAD, responsável por operacionalizar o desligamento do sinal analógico e a transição para o sinal digital.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome