publicado:
20/05/2016 11h06
última modificação:
20/05/2016 11h06
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário vai adiantar o pagamento do Bolsa Família em nove municípios paranaenses e em quatro do estado do Rio de Janeiro que encontram-se em situação de emergência.
Ao todo, serão transferidos cerca de R$ 4,6 milhões para atender a 30 mil famílias. Em 12 municípios, a quebra do escalonamento do pagamento já valia desde o mês passado. Em Rio Bom (PR), a vigência é para este mês e junho.
As famílias já podem sacar o benefício, desde a última terça-feira (17), independente do último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Mesmo que o beneficiário tenha perdido o cartão de saque, ele poderá retirar o valor disponível. Nesse caso, o responsável pela família deve ir ao setor do Bolsa Família no município e solicitar a Declaração Especial de Pagamento. O documento apresentado em substituição ao cartão tem validade de 60 dias.
Calendário
Pela regra, o Bolsa Família é pago nos últimos dez dias úteis de cada mês e segue o último algarismo do NIS. As famílias com cartões terminados em “1” recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, as com cartões de final “2” no segundo dia e assim por diante.