Campanhas sobre desligamento e preparativos para teste-piloto, em Rio Verde (GO), foram destaques em 2015
por Portal Brasil
publicado:
28/12/2015 17h30
última modificação:
28/12/2015 18h26
O Ministério das Comunicações definiu novas premissas para a implantação da TV Digital, no Brasil, com o desligamento do sinal analógico, prevista para ocorrer até 2018. Em 2016, o desligamento ocorrerá em Brasília e em outros 11 municípios de Goiás e de Minas Gerais. A cidade goiana de Rio Verde foi escolhida como projeto-piloto para o primeiro “switch-off”.
O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) – que conduz a transição da TV analógica para a digital – começou a implantar campanhas de alerta aos telespectadores.
“Até o dia 15 de fevereiro desejamos fazer o desligamento na cidade goiana. É a data limite. O processo de distribuição de conversores para os cidadãos integrantes do cadastro único dos projetos sociais do governo federal vai permitir o alcance da meta de 93% de domicílios com sinal digital aberto”, explicou o ministro.
A mudança da transmissão analógica para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) está sendo coordenada pelo Gired. O grupo – com representantes do governo federal, das teles e dos radiodifusores – promoveu uma série de reuniões e tomou decisões importantes para o processo.
Uma das medidas foi a instituição da Entidade Administradora da Digitalização (EAD) para cuidar da parte operacional do processo de transição. No decorrer deste ano, também foi criado um site específico com informações sobre o processo de desligamento da TV analógica, www.vocenatvdigital.com.br.
O telespectador ainda passou a contar com uma central de atendimento 24 horas para tirar dúvidas sobre o assunto, por meio do número 147.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério das Comunicações