O equipamento foi aprovado por uma banca formada pelo Inpe e pela AEB. A previsão é que o sexto satélite da série CBers seja lançado ao espaço em dezembro de 2018
por Portal Brasil
publicado:
29/12/2015 21h00
última modificação:
29/12/2015 21h11
Especialistas do Brasil e da China concluíram que o projeto de satélite chamado CBers-4A deve avançar para a fase de fabricação dos modelos de voo de seus subsistemas e equipamentos. A previsão de lançamento do satélite, o sexto da série CBers, é dezembro de 2018.
Uma banca formada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) – ambos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – avaliaram se o projeto do satélite é apropriado para cumprir os requisitos estabelecidos para a missão CBers-4A. O equipamento utilizará peças sobressalentes dos satélites CBers-3 e CBers-4.
“A conclusão é que não há impedimentos técnicos, e o projeto pode prosseguir para a Fase D”, explicou o coordenador do Segmento Espacial do Programa CBers no Inpe, Carlos de Oliveira Pereira Junior.
O CBers-4 levará a bordo três câmeras, sendo uma chinesa e duas brasileiras. A câmera Multiespectral e Pancromática de Ampla Varredura (WPM) está sendo desenvolvida pela China. As brasileiras serão réplicas da WFI e da MUX que estão integradas ao CBers-4.
Para conhecer mais sobre o programa CBers, acesse este link.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação