Portal Brasil

Brasil e Reino Unido reforçam pesquisa sobre interação entre floresta e clima

O projeto “Climate Science for Service Partnership (CSSP)-Brazil” dispõe de R$ 20 milhões em financiamento do Fundo Newton


por Portal Brasil


publicado:
13/04/2016 16h30


última modificação:
14/04/2016 13h37

Pesquisadores do Brasil e do Reino Unido firmaram uma parceria para o desenvolvimento de pesquisas para entender as interações entre floresta e clima. O projeto “Climate Science for Service Partnership (CSSP)-Brazil”, que dispõe de R$ 20 milhões em financiamento do Fundo Newton, é voltado para ciclo de carbono, modelagem climática e desastres naturais.

O projeto foi lançado nesta terça-feira (12), reunindo cientistas de três institutos de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Do Reino Unido, participaram pesquisadores do Serviço Meteorológico Nacional Britânico (Met Office). 

O programa prevê três anos de cooperação, com troca de conhecimento e intercâmbio de pesquisadores. Três grupos de estudo serão definidos para pesquisar a influência do desmatamento e das queimadas no ciclo de carbono e detalhar medidas que devem ser tomadas na floresta amazônica para melhorar os modelos climáticos.

Além disso, os pesquisadores vão elaborar projeções para as próximas décadas, analisar os impactos do desmatamento na floresta amazônica e no clima da Amazônia e do Brasil e estudar a possibilidade de aumento dos desastres naturais em decorrência das mudanças climáticas.

O diretor do Inpa, Luiz Renato de França, explica que a floresta ajuda a influenciar o clima no planeta, mas também sofre o impacto das mudanças climáticas. “E quando se discute o clima global, a Floresta Amazônica não pode ficar de fora”, completou. 

Fundo Newton

O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. As investigações são conduzidas de forma colaborativa de modo que haja compartilhamento e transferência de conhecimento entre as instituições envolvidas.

No Brasil, o Fundo Newton é coordenado pela Rede Britânica de Ciência e Inovação, que tem o objetivo de estimular a colaboração científica e tecnológica entre os dois países.

Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico, George Osborne, em abril de 2014, o Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes investirá 375 milhões de libras em diversos programas que contemplam mobilidade, pesquisa e capacitação em 15 países.

No Brasil, deverão ser investidos 27 milhões de libras até 2017. O fundo é parte do compromisso assumido pelo Reino Unido diante à comunidade internacional de promover iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico de países emergentes e que ajudem a estabelecer parcerias duradouras com governo e instituições filantrópicas brasileiras.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIInpa e Fundo Newton