Vendas externas e aumento de licenciamentos em maio refletem recuperação gradual da indústria e da confiança do consumidor
por Portal Brasil
publicado:
06/06/2016 17h53
última modificação:
07/06/2016 15h38
Com o dólar tornando os produtos brasileiros mais competitivos, a indústria exportou US$ 780,6 milhões em veículos no mês passado. O resultado é o melhor do ano e representa uma alta de 17% frente o registrado em abril. Os dados são da Associação Nacional dos Veículos Automotores (Anfavea) e mostram ainda que a fabricação de automóveis cresceu 3,2% entre abril e maio.
O setor automotivo, para a economia, é um importante termômetro que pode indicar o nível de confiança dos consumidores. Quando as vendas, licenciamentos e produção crescem, significa que há uma expectativa melhor em relação ao futuro, sobretudo porque a compra desses bens, tradicionalmente, ocorre de maneira parcelada a longo prazo.
No mês passado, apenas a produção de veículos leves cresceu 3,3%, atingindo 168,5 mil carros fabricados em maio. O segmento de caminhões também apresentou bom resultado, com incremento de 2,6% e produção total de 5,3 mil.
Otimismo
Com a retomada gradual da confiança, o número de veículos licenciados para circular nas ruas do País também aumentou no período, atingindo 167,5 mil unidades autorizadas a rodar — 2,79% a mais que em abril.
Do total de veículos comerciais leves, os mais vendidos foram os flex, que funcionam com gasolina e etanol – apenas esse grupo atingiu a marca de 143,4 mil licenciados. O segundo lugar ficou com os movidos a diesel, com 12,7 mil unidades licenciadas em maio.
Os automóveis apenas a gasolina somaram 6,1 mil e, os elétricos, 41. A maioria dos veículos vendidos no mês, 65,6% do total, estão entre 1 mil e 2 mil cilindradas. O grupo de até 1 mil cilindradas representaram 33% do total e os acima de 2 mil ficaram com 1,4%.
Fonte: Portal Brasil