Portal Brasil

Brasil inaugura Laboratório de Inovação em Governo

O G.Nova foi criado para a incentivar a criatividade e a imersão de servidores e colaboradores públicos no desenho de projetos


por Portal Brasil


publicado:
18/08/2016 09h33


última modificação:
18/08/2016 13h24

O governo federal inaugurou, nesta quarta-feira (17), o Laboratório de Inovação em Governo (G.Nova). O projeto é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O G.Nova foi criado para a incentivar a criatividade e a imersão de servidores e colaboradores no desenho de projetos. No espaço, que irá funcionar na Enap, serão oferecidas oficinas de cocriação, além de grupos de trabalho e outras formas de parcerias voltadas para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Para o ministro do Planejamento interino, Dyogo Oliveira, é nesse ambiente que o Estado brasileiro poderá testar, validar e acelerar soluções que tragam, para cidadãos e empresas, iniciativas rápidas, econômicas e efetivas para os problemas do cotidiano.

“Nossa preocupação diária é construir uma cultura voltada para a inovação, para a simplificação e para a articulação de projetos de alto impacto, que resultem em redução do tempo de entrega de soluções ao cidadão”, afirmou Oliveira.

Estão previstas ações como estudos e pesquisas sobre restrições à inovação, avaliação de custos de impactos sociais de projetos de inovação, programa de capacitação para servidores em metodologias de inovação e a constituição de uma base de apoio à implementação de soluções digitais.

Parceria Brasil-Dinamarca

A construção do G.Nova é uma das medidas pactuadas no Memorando de Entendimento assinado em março de 2016 entre os dois Países, com o objetivo de desenvolver iniciativas para aumentar a eficiência e a transparência do serviço público. O governo dinamarquês dará apoio e suporte técnico a experiências que tornem a relação entre governo e sociedade mais eficiente.

Com experiência na área de tecnologia da informação voltada para negócios, a Dinamarca compartilhará conhecimentos para construção de políticas sobre soluções digitais. O país ocupa 1º lugar no ranking internacional de transparência governamental e 3º em ambiente para fazer negócios, segundo relatório do Banco Mundial.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP)