Portal Brasil

Brasil tem ‘sucesso notável’ na redução do desmatamento, diz OCDE

Entidade lista avanços do País, faz recomendações e sugere maior “esverdeamento” da economia


por Portal Brasil


publicado:
04/11/2015 18h42


última modificação:
05/11/2015 13h21

O Brasil alcançou “sucesso notável” na redução do desmatamento, avaliou o secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, nesta quarta-feira (4) durante apresentação em Brasília do relatório “Avaliações de Desempenho Ambiental”.

“A redução na taxa de desmatamento da Amazônia na última década ajudou o Brasil a reduzir em 40% as emissões de gás de efeito estufa desde 2000. Acima de tudo, isso é consequência do esforço decidido do governo, que colocou o desmatamento em outras agendas setoriais”, disse o secretário-geral da OCDE.

No relatório apresentado pela entidade, a OCDE lembra que em 2004 o Brasil lançou uma política de Estado e um plano de ação para controle do desmatamento que resultaram na redução em 75% na taxa anual de desmatamento da região amazônica.

A OCDE é uma organização internacional integrada por 34 países incentivadora de políticas públicas e que tem o Brasil no grupo de países considerados parceiros, ao lado da China, Índia, Indonésia e África do Sul.

Apontando avanços e fazendo sugestões para a área ambiental, Gurría lembrou que o Brasil detém a maior reserva florestal do mundo e ainda grande parte (12%) da reserva de água doce do planeta, dizendo ainda que o desmatamento, apesar da forte redução, ainda persiste.

Recomendações

Como aprimoramento, o documento da OCDE lista 53 recomendações ao governo brasileiro para a preservação ambiental. Entre as ações, a entidade sugere o maior “esverdeamento da economia”, com a adoção de tributos verdes em detrimento de tributos sobre o consumo, de forma a taxar mais as atividades poluentes.