Portal Brasil

Brics definem plano de ações para estimular economia digital

Os países apontaram agendas digitais nacionais para consolidar o crescimento econômico e social


por Portal Brasil


publicado:
18/11/2016 16h14


última modificação:
18/11/2016 16h14

Com o objetivo de aprofundar e desenvolver cooperação multilateral em economia digital e tecnologias da informação e comunicação (TICs) entre os países do Brics, foi definida uma agenda de ações entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

A decisão foi tomada durante o 2º Encontro de Ministros das Comunicações dos Brics, realizado em 10 e 11 de novembro, em Bangalore, no sul indiano. 

Para o secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), André Borges, que representou o Brasil, na reunião do grupo, a iniciativa deve multiplicar os resultados da cooperação, a partir de uma agenda mais robusta. 

Os Brics definiram seis planos de ação, com distribuição de responsabilidades. O Brasil assumiu compromisso de liderar duas frentes: agendas nacionais digitais, ao lado da África do Sul, e comércio entre empresas (B2B, sigla para business-to-business), com a China. 

O País pode, ainda, contribuir nos debates em torno dos outros quatro tópicos – pesquisa, desenvolvimento e inovação; reforço das capacidades; governo eletrônico, incluindo aplicações móveis; e engajamento e articulação internacional. 

Planos de ação 

Nos debates, os países apontaram agendas digitais nacionais como elementos cruciais para consolidar o crescimento econômico e social, ao alimentar e desenvolver o ecossistema doméstico de TICs. 

Para Borges, o principal resultado do encontro é seu comunicado final, redigido e aprovado pelos cinco países. O documento enfatiza o papel catalisador da economia digital e seu significado em setores como comércio, educação, energia, entretenimento, saúde e transporte. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC.