Portal Brasil

Caixa Cultural promove atrações gratuitas em todo o País

Serão 13 atividades, que vão do processo criativo de Portinari à magia de Miró, passando pelo traço leve e colorido do multiartista Carybé


por Portal Brasil


publicado:
08/07/2015 16h47


última modificação:
08/07/2015 16h47

A Caixa Cultural oferece opções de entretenimento a preços populares nos espetáculos e shows das suas unidades Brasil afora. Muitas delas são gratuitas, como as exposições de arte. Confira a seguir a agenda que inclui um passeio pelas obras de Portinari, Miró, Juarez Machado e Oscar Niemeyer, entre outros.

1 – A Magia de Miró

O lado mais íntimo e pessoal de Joan Miró, um dos mais renomados artistas da História da Arte Moderna, está na mostra A Magia de Miró, exposição que a Caixa Cultural Brasília apresenta até 30 de agosto.

2 – Portinari – a construção de uma obra

O processo criativo de uma obra é o foco da exposição Portinari – a construção de uma obra. Composto por aproximadamente 60 estudos do pintor, a mostra apresenta ao público um Candido Portinari em fase de experimento de seus traços repletos de força e vida. Os trabalhos estão expostos na Caixa Cultural Recife até o dia 17 de agosto.

3 – Mandela em Cartaz

A Caixa Cultural Curitiba apresenta a partir do dia 18 de julho (sábado) Mandela em Cartaz, exposição inédita no Brasil. Criado em 2013 para celebrar os 95 anos do ex-presidente, o projeto de dois designers sul-africanos nasceu com o objetivo de estimular a criação de cartazes expressando o legado humanitário de Mandela. A mostra ficará aberta até 29 de setembro.

4 – Esporte em Movimento

Seleção de aproximadamente 1,5 mil itens entre os mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. Os visitantes poderão conferir, ainda, selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e outros objetos relacionados ao esporte. Na Caixa Cultural Fortaleza até 30 de agosto.

5 – As cores do Sagrado

A exposição apresenta 50 telas do artista plástico Carybé, retratando as tradições do culto aos deuses africanos no candomblé da Bahia. Revelam o traço leve, colorido e minucioso do multiartista, que também foi pintor, escultor, ilustrador, desenhista e ceramista. A mostra está na Caixa Cultural Recife até 26 de julho.

6 – Força na Peruca

A Caixa Cultural Rio apresenta obras de 11 artistas especialmente criadas em torno dos temas cabelos e perucas. São pinturas, instalações, esculturas e diversos tipos de expressões artísticas inspiradas no acessório. Além das obras, a mostra traz espaços de interação com o público, como uma parede para os visitantes deixarem frases de estímulo para quem está em tratamento de câncer. A exposição fica aberta até 26 de julho.

7 – Brinquedos à Mão

A mostra reúne mais de mil brinquedos populares feitos por artesãos da região Nordeste do Brasil, que transformam barro, pedaços de pau, de pano, latas de óleo e caixas de papelão em objetos lúdicos. Até 23 de agosto na Caixa Cultural Brasília.

8 – Exposição Veias

A exposição Veias reúne, pela primeira vez, a obra do sueco Anders Petersen e do dinamarquês Jacob Aue Sobol, dois grandes nomes da fotografia internacional. Inédita no Brasil, a exposição reúne 165 imagens. Revelando tanto personagens quanto a si mesmos, os artistas eternizam momentos que destacam sentimentos extremos e retratam a manifestação do amor. Até 12 de julho na Caixa Cultural de Curitiba.

9 – Soixante-Dix

A exposição Soixante-dix [Setenta, em francês] celebra os 70 anos de vida do artista plástico Juarez Machado. Segundo o artista, a ideia do conjunto de obras é um culto de amor a ele mesmo; uma brincadeira que acabou se tornando mostra autobiográfica. A exposição segue até 23 de agosto na Caixa Cultural Fortaleza.

10 – Há Risco

A polissemia da palavra risco é tratada como fio condutor para a apresentação dos trabalhos gráficos do artista Zé de Rocha, na mostra Há Risco, que fica em cartaz até 12 de julho na Caixa Cultural Salvador. Na exposição, o artista propõe uma experiência estética a partir do fascínio exercido pelo perigo, da convivência com o risco como fator inerente a toda atividade humana.

11 – A Bahia é Gorda

A exposição da artista plástica Eliana Kertész é o destaque da Caixa Cultural Salvador. São 30 esculturas de formatos variados, feitas em bronze, fibra de vidro ou alumínio; sete painéis e 12 desenhos, representando a força criativa de sua arte, por meio de uma estética própria que simboliza as mulheres gordas, bonitas e elegantes. A exposição fica em cartaz até domingo (12).

12 – Ponto de Vista

Os fãs de arte contemporânea e design não podem perder a exposição Ponto de Vista, em cartaz na Caixa Cultural São Paulo, até 19 de julho. A mostra é uma seleção de cartazes de todos os cantos do mundo que foram colecionados pelo designer Rico Lins nos últimos 34 anos. Rico é um dos maiores exponenciais do design brasileiro contemporâneo, reconhecido em premiações como o Type Directors Club Merit Award (NY) e o Prêmio Abril Design by Designers.

13 – Casa Brasileira

Exposição que apresenta a trajetória e os desdobramentos da moradia no Brasil e a infinidade de influências que marcaram nossa cultura, com cerca de 60 obras, entre croquis, plantas e fotografias. A mostra reúne nomes como Ramos de Azevedo, Vitor Dubugras, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Oswaldo Bratke, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Ruy Ohtake, Zigmund Zanetini, Marcos Acayaba e Hector Vigliecca. Em cartaz até 19 de julho na Caixa Cultural São Paulo.

Fonte:

Caixa Econômica Federal