Portal Brasil

Campanha incentiva denúncia de exploração sexual durante os Jogos

Ação quer atingir o grande fluxo de turistas que deve circular pelo País durante as competições, que começam no dia 7 de setembro


por Portal Brasil


publicado:
26/08/2016 18h47


última modificação:
26/08/2016 19h28

O Ministério do Turismo está veiculando um vídeo em sete aeroportos do País, que alerta aos visitantes contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e orienta os turistas a denunciar o crime pelo canal institucional, Disque 100.

A campanha quer atingir o grande fluxo de turistas estrangeiros e brasileiros que deve circular pelo País durante as competições dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que começam no dia 7 de setembro.

O vídeo, em inglês, português e espanhol, está sendo divulgado nos espaços de mídia, junto aos painéis de informação sobre os horários de chegadas e partidas dos voos, nos aeroportos que receberam o futebol olímpico: Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (BH) e Salvador (BA), além de Foz do Iguaçu (PR), porta de entrada de turistas internacionais, e Porto Alegre (RS), que recebe muitos turistas do Mercosul.

“Esse trabalho desenvolvido pelo MTur permanecerá nos aeroportos até o final dos Jogos Paralímpicos com o objetivo de informar e alertar que a exploração sexual de crianças e adolescentes é considerada um crime hediondo de acordo com a lei 12.978 de 2014. Vamos aproveitar esse momento de grande movimentação nos aeroportos para reforçar essa mensagem que é tão importante”, esclarece a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.

O Ministério também promoveu palestras de sensibilização junto aos prestadores de serviço turístico, especialmente no Rio de Janeiro, no período anterior à competição, bem como a distribuição do Manual do Multiplicador, em forma digital, com informações e orientações sobre legislação específica e ações de combate a esse crime.

E distribuiu informes e alertas para cerca de 59 mil prestadores de serviço turístico registrados no Sistema de Cadastro de prestadores de serviço turísticos. O material chama atenção para a lei 11.577/2007, que obriga a exposição da mensagem “Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes é crime, denuncie” em três idiomas: inglês, espanhol e português. Para auxiliar os estabelecimentos, o MTur encaminhou o modelo de placa com a mensagem conforme determina a lei.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo