Portal Brasil

Canal Braços Abertos qualifica mão de obra para a Rio 2016

Ação está focada em agentes como donos de barracas de praia, profissionais do receptivo de hostels e albergues e guardas municipais da capital fluminense


publicado:
05/05/2016 15h30


última modificação:
06/05/2016 13h48

A plataforma “Canal Braços Abertos”, que oferecerá cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional a donos de barracas de praia, profissionais do receptivo de hostels e albergues e guardas municipais do Rio de Janeiro com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, foi lançada nesta quarta-feira (4). Serão cerca de 9 mil beneficiados com o investimento de R$ 5,9 milhões do Ministério do Turismo.

O ministro do Turismo, Alessandro Teixeira, afirma que a qualificação de mão de obra é um dos pilares para alcançar dois dos quatro objetivos estratégicos do Plano Nacional de Turismo: preparar o setor para os megaeventos e aumentar a competitividade do turismo brasileiro. “Queremos que o visitante que vier para os jogos volte ao País muitas vezes, mas, para isso, ele precisa ser bem recepcionado por profissionais qualificados”, disse Teixeira.

O curso semipresencial será oferecido em módulos, com o uso de uma plataforma que o estudante poderá acessar pelo smartphone, tablet ou computador. O conteúdo terá foco no lúdico, com uso de jogos para facilitar o aprendizado. Para atender a usuários que não disponham dos aparelhos eletrônicos, foram montadas duas centrais de apoio, uma na Zona Sul e outra na Zona Oeste (Barra da Tijuca), com equipamentos que dão acesso à internet. Também foram criados pontos de internet wi-fi para pessoas que têm os aparelhos, porém, sem pacote de dados.

Os projetos pedagógicos dos cursos foram elaborados pelo IFRJ. Os conteúdos desenvolvidos pelos professores serviram de base para a confecção dos roteiros dos filmes e das animações das vídeo-aulas. O desenvolvimento dos recursos tecnológicos para a formatação do curso a distância, incluindo plataforma, vídeos e jogos, foi feito pela PUC-Rio. A plataforma tecnológica dos cursos em educação à distância, propriedade do MTur, poderá ser usada pela Pasta para replicar o curso em outros municípios.

Para participar, os candidatos devem ter, pelo menos, 18 anos, ter cursado até o sexto ano do ensino fundamental e estar trabalhando em locais onde tenham contato direto com o turista no Rio de Janeiro. O curso será gratuito e poderá ser realizado on-line.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo