Portal Brasil

Casa Brasil exibe curtas sobre futebol brasileiro

Os curtas-metragens incluem depoimentos de jogadores, com imagens registradas ainda em película 18mm e 35mm


por Portal Brasil


publicado:
13/09/2016 09h46


última modificação:
13/09/2016 10h44

A Casa Brasil exibe 10 curtas-metragens com cenas restauradas do acervo do Canal 100 entre os dias 12 e 14 de setembro, sempre com início às 19h. É uma oportunidade de reviver a emoção de grandes jogos de futebol realizados no País entre 1960 e 1980.

Os curtas exibidos na Casa Brasil incluem depoimentos de jogadores, com imagens registradas ainda em película 18mm e 35mm e que foram ao ar nas maiores salas de cinema do País. O projeto é realizado com patrocínio da Petrobras.

Canal 100 foi um cinejornal brasileiro, criado por Carlos Niemeyer, que trabalhava com cinema na década de 1950. O Canal 100 produziu, de 1959 a 1986, um cinejornal por semana, formando assim um importante acervo jornalístico da época, com mais de 70 mil minutos de imagens.

Com um estilo próprio, foi no registro do futebol nacional que o Canal 100 ficou famoso. Vale lembrar que o programa imortalizou a música “Na Cadência do Samba”, de Luis Bandeira. A canção e seu bordão “Que bonito é…” viraram referência quando se fala em futebol. 

Esse acervo foi a matéria prima para a criação dos curtas-metragens que poderão ser vistos a partir desta segunda, na Casa Brasil. “Depois de mais de dois anos de pesquisa, tínhamos todo o acervo preparado, mas faltava o testemunho de quem estava lá”, disse Alexandre Niemeyer, filho de Carlos Niemeyer. 

De acordo com Felipe Lima, da produtora Ovo em Pé, responsável pelo desenvolvimento dos documentários, 20 craques do futebol brasileiro foram levados para os estúdios da Quanta, em São Paulo, onde ficaram em uma sala escura simulando um cinema, com uma tela projetando as imagens do Canal 100. 

“Dá a sensação que eles estão no cinema. Os jogadores vão contando as histórias conforme as imagens vão aparecendo. Pegamos os depoimentos e criamos 10 documentários de 22 minutos cada. O material foi exibido nos canais ESPN, batendo recorde de audiência. O Canal 100 fazia uma cobertura de cinema, diferente das outras transmissões da época. Até a Copa do Mundo do México de 1970, o Canal 100 era a única opção de ver os jogos novamente fora do estádio”, explica.

Confira a programação

12 de setembro:
– Reviva a Espera do Milésimo (Sobre o milésimo gol de Pelé)
– Reviva o Fla Flu Épico
– Reviva as Feras do Saldanha (Sobre a formação da seleção campeã do mundo em 1970)

13 de setembro:
 – Reviva os Invencíveis (sobre a Academia do Palmeiras nos anos 60 e o Inter campeão brasileiro invicto em 79)
– Reviva os Inesquecíveis (Sobre o Cruzeiro dos anos 60)
– Reviva os Conquistadores (Sobre os títulos da Libertadores de Santos – 62/63 e Flamengo 81)

14 de setembro:
 – Reviva o Caminho da Vitória (sobre o Corinthians campeão paulista 77)
– Reviva os Templos do Futebol (sobre a construção dos estádios do Maracanã, Pacaembu, Morumbi, Beira Rio e Mineirão)
– Reviva o Maior de Mundo (Sobre a história do Maracanã)
– Reviva a época do Barão (sobre a família Fittipaldi)

Serviço

Projeção de filmes do Canal 100
12, 13 e 14 de setembro, às 19h
Casa Brasil
Auditório Armazém 2
Endereço: Boulevard Olímpico  Praça Mauá  Rio de Janeiro
Entrada Franca

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura