Portal Brasil

Casa Brasil vai apresentar experiência integrada do País durante a Olimpíada

Espaço no centro do Rio estará aberto entre 4 de agosto e 18 de setembro e vai apresentar esportes e oportunidades de negócios


publicado:
24/03/2016 09h00


última modificação:
23/03/2016 19h38

A Casa Brasil, que será montada na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, estará aberta ao público entre 4 de agosto e 18 de setembro de 2016. O espaço tem a missão de oferecer uma experiência integrada do Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Nos 45 dias com atividades, a Casa apresentará não só a diversidade cultural do País, mas também oportunidades para viver as modalidades esportivas de perto, fechar negócios e atrair investimentos externos.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, visitou o espaço na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, e acompanhou uma apresentação sobre a Casa Brasil nesta quarta-feira (23). O investimento estimado para o projeto é de R$ 35 milhões, com a participação de diversos ministérios e órgãos, entre eles o Ministério do Esporte. A expectativa dos organizadores é de gerar oportunidades de exportação e atrair investimentos em até US$ 450 milhões.

A programação cultural completa será divulgada em 6 de abril. As atividades envolvem todas as esferas do governo (federal, estadual e municipal), além do Comitê Rio 2016.

“É o momento em que o mundo está olhando para o Brasil, então temos de aproveitar da melhor maneira possível. A cidade do Rio de Janeiro vai virar uma grande vitrine do País. Não só da cultura produzida aqui (no Rio), mas do Brasil inteiro. Vai ser um lugar de articulação com processos de negócios e estabelecimento de relações com o exterior”, projeta Juca Ferreira.

A programação específica da Casa Brasil vai englobar não só shows e apresentações de artistas brasileiros, mas toda uma variedade que representará a diversidade cultural do País. “As pessoas poderão ter acesso a um conjunto de ativações que vão trazer muitas experiências e referências do Brasil inteiro, para que os turistas tenham contato com o que melhor o Brasil produz e desenvolve em diversas áreas, como exposições e gastronomia”, exemplifica Adriano De Angelis, coordenador da câmara temática de Cultura, Turismo e Imagem do Brasil.

Como se trata de um grande evento esportivo, o esporte não poderia ficar de fora da programação da Casa Brasil. O espaço terá um viés forte voltado para as modalidades, com oficinas de confederações e clubes, vivências esportivas e experiências interativas.

Fonte: Ministério da Cultura