Portal Brasil

Cidade de Salvador ganha moeda comemorativa


por Portal Brasil


publicado:
03/12/2015 18h12


última modificação:
04/12/2015 17h16

Em homenagem à cidade de Salvador, o Banco Central (BC) lançou nesta quinta-feira (3) a moeda de Salvador, dentro da série numismática “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”. O evento ocorreu no Centro de Cultura da Câmara Municipal da capital baiana e contou com as presenças do diretor de Administração do BC, Luiz Edson Feltrim, e do chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney de Figueiredo Filho. Já haviam sido agraciadas com o título da Unesco as cidades de Brasília, Ouro Preto, Goiás, Diamantina e São Luís.

Forjada em prata, a moeda comemorativa possui em um dos lados a imagem do Elevador Lacerda, com vista para o Mercado Modelo, localizado na Cidade Baixa. No reverso, a nova moeda estampa a Baiana do Acarajé, de posse de seu tabuleiro.  

Incialmente, a Casa da Moeda do Brasil (CMB) prevê tiragem de 3 mil exemplares, podendo, todavia, chegar a 10 mil, no máximo. As moedas podem ser adquiridas no site do BC por meio de boleto bancário ou, no caso de correntistas do Banco do Brasil (BB), por meio de débito em conta-corrente. Algumas agências do BB também disponibilizam a nova edição para compra em dinheiro. O preço é R$ 180,00.

História do Brasil

Primeira sede da administração colonial portuguesa no Brasil, Salvador é uma das cidades mais antigas do continente americano e foi capital do Brasil de 1549 a 1763. Como outras cidades de colonização portuguesa, ela foi construída de forma integrada à topografia local, sobre uma escarpa acentuada.

A característica mais marcante da capital baiana é a divisão em dois níveis: Cidade Alta e Cidade Baixa. Na Alta, instalaram-se os núcleos defensivos e as instituições de governo. Na Baixa, desenvolveram-se as atividades comerciais e portuárias.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central do Brasil