Portal Brasil

Cidades brasileiras estão aderindo aos walking tours

Conceito criado em Berlim, walking tours promovem passeio a pé que aproximam o viajante dos atrativos culturais e naturais das cidades


publicado:
22/09/2016 18h00


última modificação:
23/09/2016 08h34

Um novo conceito de turismo tem crescido nos últimos anos no Brasil. São os walking tours, uma nova modalidade que prevê a realização de passeios turísticos a pé e aproxima o viajante dos atrativos culturais e naturais do destino.

A dinâmica é diferente do conceito tradicional, uma vez que o turista precisa se deslocar até um ponto de encontro. Geralmente, o lugar escolhido está próximo a outras atrações previstas no roteiro.

A nova forma de fazer turismo foi criada em 2004, em Berlim, e já está presente em vários países. No Brasil é possível encontrar passeios em São Paulo, em Paraty, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Não há preço determinado para a atividade, mas, ao final do trajeto, é sugerida uma gorjeta e cabe ao visitante a decisão de pagar.

São Paulo foi a primeira cidade do País a contar com a iniciativa. Desde que começou a oferecer os passeios ao público geral, em 2012, a São Paulo Free Walking Tour já atendeu cerca de 40 mil turistas, com três opções de passeios: o Old Downtown tour, que leva os visitantes pela parte histórica da cidade; o Paulista Ave tour, com passeios pelo centro moderno; e o Vila Madalena, que apresenta grafites e arte urbana.

Todos os roteiros  feitos em inglês  contam com guias bilíngues cadastrados no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo obrigatório para quem atua no setor.

“Esse é um conceito cada vez mais comum no mundo, uma alternativa ao passeio turístico tradicional e que atende ao perfil de um turista que quer ser cada vez mais independente, que deseja ter a sensação de desbravar novos destinos”, explica Rafael Freitas, um dos idealizadores do projeto na capital paulista.

No Rio de Janeiro, o Rio Walking Tour é promovido pela prefeitura da cidade com sete opções de roteiros naturais e culturais. Na iniciativa, cada passeio é realizado com um grupo de até 32 participantes orientados por guias de turismo que moram no Rio de Janeiro.

Para os viajantes que desejam conhecer a cultura carioca são oferecidos quatro roteiros que contemplam atrações como os teatros Municipal e João Caetano, a Praça XV e o Museu Histórico Nacional.

A visita aos cartões-postais e o contato com os moradores da cidade promovem uma intensa troca cultural durante os passeios, de acordo com o guia carioca Pedro Souza, integrante do projeto. “As pessoas se surpreendem com a história da cidade porque não imaginam o valor histórico do Rio de Janeiro”, relata.

Os outros três roteiros do Rio Walking Tour são voltados à contemplação da biodiversidade local. Durante os passeios, os turistas podem conhecer o Parque Nacional da Tijuca, tombado pela Unesco em 2002, e o Morro da Urca, que oferece vista para alguns dos principais cartões-postais da cidade, como a Praia de Copacabana e o Cristo Redentor.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo