Portal Brasil

Contratação de profissionais possibilitou abertura e ampliação de serviços

Em quatro anos foram contratados, por concurso público, 12.928 pessoas na área médica, assistencial e administrativa


por Portal Brasil


publicado:
26/06/2015 18h01


última modificação:
29/06/2015 16h14

Uma importante medida para a reestruturação dos hospitais foi a criação, em 2011 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela gestão do Rehuf. Para modernizar a gestão dos hospitais, é firmado um contrato com as universidades federais. Os contratos só podem ser feitos com hospitais que atendem a população exclusivamente pelo SUS.

Desde que foi criada, em 2011, a Ebserh já contratou 12.928 pessoas por meio de concursos públicos. Atualmente, a empresa conta com funcionários em 30 instituições, incluindo hospitais, maternidades e a sede, nas cinco regiões do Brasil. De acordo com o presidente da empresa, professor Newton Lima, a Ebserh nasceu como resposta à necessidade de melhorias das unidades hospitalares e a desprecarização da mão de obra nesses hospitais. Com isso, a empresa não só formalizou a contratação por meio de concurso público, como também ampliou o quadro de pessoal das unidades.

Somente em 2015, a empresa convocou 4.529 novos funcionários em seleções públicas tendo ainda quatro concursos públicos em andamento: Hospital Escola, da Universidade Federal de São Carlos (HE-UFSCAR), Hospital Universitário, da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), Hospital Escola, da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPEL) e Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná. “Procuramos tirar o máximo possível de cada centavo, buscando a máxima eficiência, para garantir o melhor atendimento à população e a qualidade de ensino”, comenta Newton Lima.