Portal Brasil

Crime nas fronteiras do País é combatido com ação integrada, diz Jungmann

Ministro informou que governo federal trabalha na elaboração do Programa de Proteção Integrada de Fronteira, com realização da Operação Ágata mais frequente


por Portal Brasil


publicado:
09/12/2016 12h32


última modificação:
09/12/2016 15h43

Uma das ações adotadas pelo governo federal para combater o crime em fronteiras brasileiras tem como base a atuação integrada das polícias e trabalho de inteligência. A avaliação feita pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, nesta quinta-feira (8), foi o tema central em palestra no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, Jungmann também informou que o governo tem feito esforços para a elaboração do Programa de Proteção Integrada de Fronteira. A ação contará com a realização da Operação Ágata, com mais frequência, além de torná-la fator surpresa para as quadrilhas organizadas.

De acordo com o ministro, essas operações iniciadas em 2011 tiveram seus resultados diminuídos em função da previsibilidade. Em média, as Forças Armadas empregavam 23 mil militares, e cada edição durava cerca de duas semanas.

“Observamos que os resultados foram caindo. Agora teremos as operações de forma contínua durante o ano todo. Vamos atuar a partir daquilo que for apontado pelo serviço de inteligência”, explicou o ministro.

O ministro falou, ainda, sobre os crimes ocorridos na faixa de fronteira oeste, que possui extensão de 1.517 quilômetros com Bolívia e Paraguai. “É uma questão que diz respeito ao Brasil e, que por este motivo, o governo vem buscando soluções”, afirmou. Nesta região estão situados 44 municípios perfazendo mais de um milhão de habitantes.

Segundo Jungmann, o governo dotou no orçamento recursos para o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), um dos programas mais importantes do Exército para aquela região. 

Fronteiras do País

O Brasil tem a terceira maior fronteira do mundo, cerca de 17 mil quilômetros com 10 países sul-americanos. Nesta faixa estão situadas 710 cidades, sendo 122 municípios limítrofes (área localizada nos limites de um terreno ou extensão) e 588 cidades não limítrofes, representando 27% do território nacional.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa