Portal Brasil

Cuidados com a fiação elétrica podem evitar incêndios

Número do Corpo de Bombeiros no Brasil é 193; militares devem ser acionados imediatamente nas ocorrências


por Portal Brasil


publicado:
02/07/2017 10h49


última modificação:
02/07/2017 11h13

Os incêndios urbanos podem, muitas vezes, ser prevenidos com alguns cuidados simples. Um local que exige bastante atenção é a cozinha, onde a junção de vários eletrodomésticos, gás e altas temperaturas pode gerar acidentes graves.

O capitão Ronaldo Reis, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), explica que muitos incêndios ocorrem devido à sobrecarga de energia: “Vários aparelhos em uma tomada podem gerar incêndio na fiação, e também temos uma quantidade grande de ocorrências em cozinhas, restaurantes e outros estabelecimentos devido às chaminés, que ficam impregnadas de óleo e com o calor acabam incendiando.”

É importante ficar atento às panelas e frigideiras no fogão, para que não peguem fogo com as temperaturas elevadas, e manter as coifas limpas.

“A forma de se prevenir é usar fiação compatível com a demanda elétrica que vai ter: quando for fazer uso de mais de um aparelho em uma tomada, use uma régua com filtro e fiação de boa qualidade, sem emendas”, recomenda o bombeiro. 

Vazamentos de gás de cozinha também podem ser perigosos: caso sinta cheiro de gás, feche a válvula do botijão, não acione nenhum interruptor, desligue a energia elétrica do local e ligue rapidamente para o 193 – número padrão dos Bombeiros em todo o Brasil.

As construções precárias, feitas com papelão e madeira, também tornam o ambiente mais propenso a um incêndio, pois o fogo se propagará rapidamente. Outro perigo são os balões, que ao cair podem causar incêndios em residências, grandes áreas verdes, e até derrubar aeronaves. 

Queimadas

Além das ocorrências urbanas, os bombeiros também protegem a fauna e a flora combatendo incêndios florestais. Nesta época do ano, no inverno, em que a umidade está baixa, as queimadas são um risco ainda maior em áreas de preservação ambiental.

“Para fazer limpeza de terreno, após rastelar, as pessoas têm o hábito de colocar fogo no que foi recolhido. Muitas vezes, elas perdem o controle do fogo e ele se transforma em incêndio florestal. Recomendamos que façam compostagem, que irá enriquecer o solo, evitar incêndios e a degradação do solo, que precisa de nutrientes”, indica o capitão. 

Prevenção a incêndios

Fonte: Portal Brasil, com informações do CBMDF, do Corpo de Bombeiros de São Paulo e da Defesa Civil do Rio de Janeiro