Portal Brasil

Datas, Serro, Guanhães e Governador Valadares recebem a tocha olímpica

Em nono dia do revezamento do símbolo olímpico pelo Brasil, essência do ato envolve Minas Gerais no clima dos Jogos


publicado:
11/05/2016 17h00


última modificação:
12/05/2016 14h12

Começou por Datas, nesta quarta-feira (11), mais um dia de revezamento da tocha olímpica em Minas Gerais. O comboio conduzindo a tocha, com a mensagem olímpica de União, Paz e Amizade entre os povos, também passou por Serro e Guanhães. O pernoite será em Governador Valadares. Este é o nono dia do revezamento do símbolo olímpico pelo Brasil.

Datas é um município rico em belezas naturais, possui lindas cachoeiras, reservas, igrejas, casarões antigos. Os principais atrativos são a Capela de Nossa Senhora da Conceição; o Córrego do Ouro, córrego com quedas formando cachoeiras distante 15 quilômetros da sede do município; a Igreja do Divino e a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Destaque para a Lapa Pintada, pinturas em pedras próximas a pequenos poços de água, localizadas no distrito de Palmital a 12 quilômetros da sede do município.

Em Datas, o comboio fará um percurso de 1 quilômetro de revezamento da tocha que será conduzida até o Coreto ao lado da Igreja Matriz. Uma oportunidade de o município contar sua história ao longo do trajeto.

A antiga Vila do Príncipe do Serro Frio, hoje cidade do Serro, ainda guarda as características das vilas setecentistas mineiras. Serro foi o primeiro município brasileiro a ter um conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em abril de 1938. Além do casario, suas igrejas impressionam pela qualidade da ornamentação e pela pintura em perspectiva nos forros.

Ao lado do acervo histórico e arquitetônico, Serro guarda outro importante aspecto de sua riqueza cultural do passado: as tradições folclóricas, as festas religiosas e a gastronomia peculiar. O queijo do Serro, o mais famoso produto da região, tem um papel fundamental na economia do município.

No município, o revezamento terá início na Praça João Pinheiro e Escadaria Santa Rita com a participação das escolas, fundações, conselhos, atletas e autoridades locais, além de apresentações culturais: Banda Santíssimo Sacramento (106 anos), Festa do Divino (251 anos), Festa do Rosário (260 anos), Marujos, Caboclos e Catopês. O revezamento termina no Largo do Pelourinho (Praça da Matriz) com apresentação de outros elementos da cultura local.

Guanhães

A cidade faz questão de manter vivas suas tradições culturais. Durante o ano, são realizadas várias festas religiosas, entre elas a do padroeiro, São Miguel. A Igreja Matriz de São Miguel e Almas, o Coreto Municipal e o Monumento do Cristo Redentor estão entre os pontos turísticos. No meio rural de Guanhães, belas fazendas coloniais também podem ser encontradas, além de lindas cachoeiras e a famosa Pedra da Gafurina.

A concentração para receber o fogo olímpico começou por volta do meio-dia no Coreto da Praça JK com apresentações musicais, barraquinhas de gastronomia e artesanato. A tocha olímpica chegou no início da tarde, recepcionada por uma escola de samba e uma fanfarra.

Governador Valadares

O município, que faz parte do Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce, tem vocação turística para os esportes de aventura em terra, água e ar. A cidade é muito frequentada por praticantes de voo livre, que saltam do alto dos mais de mil metros do Pico do Ibituruna, formação rochosa de cor negra, considerada uma das melhores plataformas do mundo. Anualmente, são realizados os campeonatos de paraglider e de asa delta em nível estadual, nacional e até internacional.

O pico é utilizado também para a prática de trilhas, rapel, motocross, mountain bike e escaladas. No local, é possível encontrar pousadas, cachoeiras, clubes, restaurantes, a casa do Papai Noel, o Disco Voador.

A chama chegará na Estação Olímpica de onde partirá de Helicóptero até o Pico do Ibituruna. De lá, descerá de parapente até a Feira da Paz. O revezamento continuará pelas principais vias da cidade e terminará com a festa de celebração na Açucareira, centro de eventos localizado em uma antiga usina de açúcar.

Curiosidade

Governador Valadares se firmou ao longo do século passado em torno da Estrada de Ferro Vitória-Minas, às margens do Rio Doce, como entreposto comercial. O município, que tinha o nome de Figueira, foi criado em 1937 pelo governador Benedito Valadares, de quem herdou o nome atual. A cidade foi beneficiada pela crescente exploração dos recursos naturais: madeira, pedras preciosas, mica, plantações de café, cana-de-açúcar e engorda de gado; riquezas que produziram ocupação demográfica acelerada. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo