Portal Brasil

Desenvolvimento regional ganha espaço na pauta do turismo

Prefeitos do Grande ABC Paulista se reúnem para discutir a sinalização turística da região e o incentivo ao turismo industrial


por Portal Brasil


publicado:
31/03/2015 12h38


última modificação:
31/03/2015 12h38

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, se reuniu com prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal Grande ABC para acertar uma agenda de cooperação entre o Ministério do Turismo e os sete municípios que compõe a região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Durante o encontro, que aconteceu na segunda-feira (30), foram tratados temas importantes, como a sinalização turística do Grande ABC, o incentivo ao turismo industrial, a exemplo do que acontece em outros países, quando grandes empresas abrem suas portas para a visitação, e o apoio do MTur à criação de um portal para divulgação de destinos da região.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, os municípios contam com uma segmentação inovadora na área do turismo industrial, além de apresentaram potencial de crescimento nos segmentos religioso, de negócios e sobretudo no turismo de natureza.

“São atrativos próximos ao maior mercado emissor do País, que é São Paulo. Se conseguirmos trabalhar tudo isso em um produto, teremos uma alternativa econômica muito importante para a região do ABC”, disse Lages.

“A gente tem três grandes pautas no consórcio, uma delas é a sinalização, a outra envolve a Rota do Cambuci e por fim o turismo de negócios”, afirmou Gabriel Maranhão, presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra.

São sete municípios que formam o Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A região tem mais de 2,5 milhões de habitantes e área territorial de 635 km² (IBGE, 2010).

Municípios Consorciados

Os municípios encontra-se em localização privilegiada: próxima ao Porto de Santos e interligação com a Região Metropolitana de São Paulo, com as rodovias Anchieta e Imigrantes, o Rodoanel e a rede ferroviária.

A região é conhecida como berço da indústria automobilística do Brasil, com complexos produtivos estruturantes. Representa um dos maiores mercados consumidores do País. O PIB regional é de cerca de R$ 80 bilhões, o 2º do Estado de São Paulo e o 4º PIB Nacional (SP, RJ, DF e Grande ABC).

O PIB Industrial é de cerca de R$ 27 bilhões, sendo o 2º do Estado e o 3º do País (SP, Campos e Grande ABC).

São 44 mil estabelecimentos formais, que geram 800 mil empregos; 37 mil unidades comerciais e de serviços, com 530 mil empregos; e 6,3 mil unidades industriais, com 270 mil empregos.

Fontes:
Ministério do Turismo
Consórcio Intermunicipal Grande ABC