Portal Brasil

Dia da Caatinga é comemorado nesta quinta-feira

Atividades em Aracaju destacam o projeto de manejo e uso sustentável da terra no semiárido brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente


por Portal Brasil


publicado:
28/04/2016 09h00


última modificação:
27/04/2016 17h20

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, nesta quinta-feira, 28 de abril, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza em Aracaju (SE) uma agenda especial do projeto “Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe)”. As atividades ocorrem de 26 a 28 de abril, em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo do projeto é fortalecer a estrutura de governança ambiental do manejo de terras, para combater os principais fatores da degradação de terras no nordeste do Brasil, em diálogo com os programas e políticas públicas relacionados ao combate à desertificação. Já se encontra em implementação e conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Abertura

A agenda especial foi aberta na última terça-feira (26) com encontro entre pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). Também foi realizada uma reunião com as seis agências implementadoras do projeto.

Segundo o diretor de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, a reunião serviu não apenas para apresentar todas as instituições envolvidas, mas para mostrar o histórico delas nos temas do projeto. “Ficaram claros o contexto que cada uma delas está inserida e os resultados que têm obtido em suas trajetórias”, afirmou.

Para Marina Ribeiro, oficial de programa do PNUD, o evento propiciou importante troca de experiências a serem consideradas no planejamento das ações. “O manejo sustentável, tema do projeto, evitará que as terras dos agricultores familiares se tornem degradadas e proporcionará um cultivo fértil e rentável”, destacou Marina.

Seminário

Nesta quarta-feira (27), foi realizado um seminário sobre as ações do projeto e a formalização do seu Comitê Consultivo. A programação do seminário inclui apresentações técnicas sobre o manejo sustentável de terra e o combate à desertificação. Participaram representantes das instituições parceiras e das agências implementadoras do projeto e agricultores familiares dos municípios contemplados.

Nesta quinta-feira (28), finalizando a agenda especial, será realizada a 1ª Reunião Anual do Grupo de Trabalho Interinstitucional Permanente de Combate à Desertificação de Sergipe (GPCD), sob a coordenação do governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Projeto

O projeto divulgará as ações estratégicas desenvolvidas nacionalmente e coordenadas pelo MMA, com participação da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD). Com isso, permitirá que o modelo de governança do manejo sustentável de terras seja disseminado para outros Estados, facilitando a aplicação na região do semiárido brasileiro.

Além dos assentamentos de reforma agrária (Jacaré Curituba, Walmir Mota, Florestan Fernandes) e da comunidade Poço Preto, selecionados para as intervenções, também participam os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Lourdes.

Em Sergipe, o projeto conta com o apoio das seguintes instituições: secretarias estaduais de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); de Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri); Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (Incra); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec); Banco do Estado do Sergipe (Banese) e Banco do Nordeste.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura