Portal Brasil

Em comunicado, Itamaraty afirma que reforçará relação bilateral com Reino Unido

Ministério das Relações Exteriores confia que serão feitos esforços para assegurar uma transição suave na saída dos britânicos do bloco europeu


por Portal Brasil


publicado:
24/06/2016 16h24


última modificação:
27/06/2016 11h19

O Itamaraty afirmou, por meio de comunicado, que o governo brasileiro recebe com respeito o resultado do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. O texto diz ainda que o País confia que todos os esforços serão feitos para assegurar uma transição suave e estável.

“O Brasil confia que essa decisão não irá deter o processo de integração europeia nem o espírito de abertura ao mundo que caracterizam, e devem continuar a caracterizar, tanto o Reino Unido como a União Europeia”, observou.

Segundo o ministério, o Brasil mantém parceria estratégica com o bloco europeu, que completará 10 anos em 2017. Brasileiros e europeus, informou o Itamaraty, mantém uma relação que será renovada com a próxima reunião de Cúpula Brasil-EU.

“Continuaremos engajados, com prioridade inalterada, na negociação de um Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia, que trará importantes benefícios para os dois lados”, explicou o comunicado.

Proximidade

O ministério ainda afirmou que as relações com o Reino Unido continuam as mesmas e os esforços para que elas se ampliem também terão continuidade. “Continuaremos a cooperar no amplo espectro de interesses comuns e a reforçar, em novos moldes, a relação comercial bilateral e a promoção de investimentos recíprocos”, afirmou.

O comunicado ainda classifica as relações entre Brasil e Reino Unido como “tradicionais e estreitas” e diz que durante o evento Diálogo Estratégico, que será realizado no Brasil, essa cooperação entre os dois Países será reforçada.

O que é Brexit?

Em plebiscito, os britânicos decidiram sair da União Europeia. Em uma votação acirrada, 51,9% votaram pela saída contra 48,1%. O processo de saída, no entanto, não ocorre de imediato e deve durar pelo menos dois anos.

Esse processo tem sido chamado de Brexit, que nada mais é do que a saída do Reino Unido do bloco europeu. A palavra é derivada da união de outras da língua inglesa: British (de britânico ou uma referência a Reino Unido) e exit (saída).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério das Relações Exteriores.