Portal Brasil

Enem 2015 já conta com mais de 3,6 milhões de inscrições

Balanço refere-se ao oitavo dia de inscrições on-line. Prazo vai até próximo dia 5.


por Portal Brasil


publicado:
01/06/2015 17h54


última modificação:
02/06/2015 10h41

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 chegou a 3,65 milhões na manhã desta segunda-feira (1º), oitavo dia de cadastro on-line. O prazo vai até o dia 5 próximo.

No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone fixo ou celular válido e cadastrar um e-mail, que não pode ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança.

Sisu

A nota do Enem é usada como critério de acesso à Educação Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova é, ainda, requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.

As inscrições para a edição de 2015 devem ser feitas no site do Enem.

Isenção

Na edição deste ano, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do Ensino Médio, em 2015, matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. Para os demais, o valor é de R$ 63. O pagamento deve ser feito até as 21h59 (de Brasília) de 10 de junho.

No Enem de 2015, candidatos que sejam travestis e transexuais podem usar o nome social. A inscrição deve ser feita normalmente, no prazo previsto no edital. Posteriormente, entre 15 e 26 de junho, eles devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível on-line.

Fonte: Ministério da Educação.