Portal Brasil

Enem recebe 8,4 milhões de inscrições

Prazo para pagamento de taxa termina nesta quarta (10), às 21h59 (horário de Brasília)


por Portal Brasil


publicado:
09/06/2015 19h32


última modificação:
09/06/2015 19h32

O Ministério da Educação (MEC) registrou 8,4 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. O ministro Renato Janine Ribeiro alertou que o prazo de pagamento parar realizar a prova termina nesta quarta-feira (10), às 21h59 (horário de Brasília). Para evitar imprevistos, Janine sugere que os candidatos priorizem a quitação da taxa pessoalmente em uma agência bancária ou Banco Postal (Correios).

O ministro da Educação destacou, entre os dados divulgados do Enem, nesta terça-feira (9), que o aumento no número de pagantes indica que a atualização da taxa de inscrição não gerou impacto nas inscrições. Em 2014, foram 3 milhões de pagantes. Neste ano, o número subiu para 3,4 milhões.

O número de inscritos que se dizem carentes, com intuito de terem isenção de taxa, caiu de 4,9 milhões em 2014 para 3,7 milhões neste ano. Para o ministro, novas regras do Enem devem ter gerado uma reflexão maior entre os que se dizem carentes, mas não têm certeza de que irão fazer a prova. As novas regras determinam aos isentos que não comparecerem para fazer a prova a perda do direito de isenção no ano seguinte. “A hipótese mais provável é de que as pessoas que se declaravam carentes pensaram duas vezes se tinham certeza de que iriam fazer a prova”, observou.

Janine destacou também que em 2014 2,2 milhões de inscritos (isentos e pagantes) deixaram de comparecer para fazer a prova, o que gera desperdício, como a impressão do caderno de provas, que possui mais de 100 páginas. As novas regras do Enem buscam aperfeiçoar o sistema e evitar este tipo de desperdício.

Em entrevista, o ministro da Educação lembrou o lado acolhedor do Enem, atendendo de forma especializada quem tem problemas de visão, pessoas com deficiência, entre outros. “Chama atenção o número de 40 surdos e cegos inscritos. Não é fácil uma pessoa surda e cega fazer a prova”, afirmou o ministro.

O secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, destacou como positivo o dado de que apenas 2% dos inscritos não declaram cor/raça. Conforme o MEC, 45% dos inscritos para o Enem 2015 se declaram pardos e 12,5% se declaram negros. Outros 37% se declaram brancos. “É muito bom ver que caminhamos para ser uma sociedade mais justa, onde direitos são ofertados para todos”, afirmou o secretário-executivo do MEC. Costa ainda lembrou que 646 estudantes irão realizar as provas em hospitais, “com segurança e cuidado”.

Estados

Renato Janine lembrou que a Educação é uma política de Estado e que o Enem cumpre seu papel de promover oportunidades nas regiões mais carentes do País. Os inscritos das regiões Norte e Nordeste representam a maioria, respectivamente 31,5% e 36,67%. Os representantes da região Sul somam 10,51% dos inscritos e do Sudeste, 12,04%. Já os inscritos do Centro-Oeste são 9,29% 

Gêneros

Desde 2013, o percentual de homens e mulheres inscritos no Enem tem pouca variação. Os homens inscritos representaram 42% em 2013 e em 2014 e, neste ano, chega a 43%. Já as mulheres, eram 58% em 2013 e 2014 e neste ano representam 57%. Isso ocorre, conforme análise do MEC, porque a evasão do ensino médio é maior entre os homens 

Para uso do nome social no Enem, transexuais têm entre os dias 15 a 26 deste mês para fazer a solicitação ao MEC. No ano passado, 130 pessoas optaram por este benefício, conforme informou o secretário-executivo do MEC.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro próximo, em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (de Brasília). A diferença em relação aos exames anteriores é o horário de início das provas, às 13h30. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

Fonte:

Portal Brasil com MEC