Portal Brasil

Esquadrilha da fumaça se apresenta em novas aeronaves no desfile de 7 de Setembro

Show de acrobacias acontecerá na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Grupo realiza exibições há mais de 60 anos


por Portal Brasil


publicado:
01/09/2016 21h30


última modificação:
01/09/2016 23h42

As comemorações ao 7 de Setembro, o dia da Independência do Brasil, contarão com as tradicionais apresentações da esquadrilha da fumaça. Neste ano, o show de manobras executadas por pilotos da Força Aérea Brasileira será realizado em novas aeronaves, denominadas A-29 Super Tucano. 

O palco das performances será o céu de Brasília. O evento terá início às 11h da manhã, na Esplanada dos Ministérios. De lá, o público poderá conferir as acrobacias mais esperadas, como a Lancevaque, com giros em posições verticalizadas, e o Chumboide, que tem como base um voo mais horizontal. 

Cada manobra consiste em combinações de comandos aplicados pelo piloto, que provoca uma reação da aeronave semelhante a “cambalhotas no ar”. Cada apresentação conta com sete aeronaves, no total. 

Ao mesmo tempo, um representante da Força Aérea fica em solo como locutor. Nesta edição, o responsável será o capitão Lucas Pacheco Yoshida. Além de ficar em contato com os pilotos para saber as principais instruções, ele também narrará cada performance realizada. 

“A celebração abrilhantará, mais uma vez, o dia da Independência do Brasil. Espero que seja um evento grandioso, como sempre é. Tudo é muito bem organizado. Espero que possamos fazer uma demonstração à altura do espetáculo”, destacou. 

A demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. Para 2016, a estimativa de público é semelhante aos cerca de 25 mil visitantes que prestigiaram o evento no ano passado. 

Fumaça

Outra novidade deste ano é a adoção da fumaça ecologicamente correta nas aeronaves. Antes, o efeito visual em forma de escrita e formas no céu era produzido apenas com óleo para lubrificar máquinas. Desde a implantação das aeronaves A-29, a substância foi substituída por uma versão sustentável. 

De acordo com o major especialista em aviões, Márcio Aparecido Tonisso, a fumaça é gerada pela vaporização do óleo pulverizado pelo escapamento do motor. O contato do ar com o substância se transforma nesse gás. 

“Esse óleo é específico para gerar fumaça e é usado por aeronaves acrobáticas. Os blue angels americanos (esquadrão de demonstração aérea da Marinha dos Estados Unidos) também usam o produto. Além de servir para visualização do público, o traçado de fumaça é referência entre os pilotos, quando os aviões estão em manobra de cruzamento e precisam se encontrar novamente”, disse.

Esquadrilha da fumaça

A Esquadrilha da Fumaça é formada por militares da Força Aérea Brasileira. Atualmente, são treze oficiais aviadores, um especialista em aviões, um médico, três oficiais de comunicação social e uma equipe de graduados especialistas. Os soldados completam o time, colaborando na rotina diária. 

Em 60 anos de história, a esquadrilha da fumaça soma mais de 3,7 mil demonstrações realizadas em território nacional e em 21 países. As manobras arrojadas, como o voo invertido em formação, são diferenciais em relação às demais esquadrilhas do mundo. 

A primeira apresentação oficial do grupo foi realizada em 14 de maio de 1952. Na ocasião, duas aeronaves NA T-6 executavam manobras de precisão. Atualmente, os pilotos comandam o modelo A-29 Super Tucano.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações da FAB