Portal Brasil

Estamos fazendo levantamento para identificar os desaparecidos, diz ministro

Equipes da Caixa irão ao local auxiliar a população a recuperar cartões como o do Bolsa Família, diz Gilberto Occhi


por Portal Brasil


publicado:
06/11/2015 17h36


última modificação:
09/11/2015 17h00

Todas as ações necessárias para ajudar a população do município mineiro de Mariana (MG), alagado por uma enxurrada de lama nesta quinta-feira (5), foram acionadas e o poder público seguirá monitorando a situação  para garantir o máximo apoio às pessoas atingidas, garantiu o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

O comentário foi realizado nesta sexta-feira (6), após Occhi sobrevoar as áreas mais atingidas pelo desastre. O ministro lamentou o caso e disse que os governos federal, estadual e municipal estão trabalhando de forma articulada para prestar a máxima assistência à população atingida.

“A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais já tomaram praticamente todas as providências. Nossa presença aqui, com a Defesa Civil Nacional e o Exército, é no sentido de apoiar as ações que já estão sendo desenvolvidas”, disse o ministro.  “Estão sendo atendidas as famílias atingidas, pela própria empresa Samarco”, comentou, destacando que as pessoas desabrigadas estão sendo alojadas em um ginásio, pousadas e hotéis, com apoio da empresa mineradora responsável pela barragem.

Segundo o ministro, no atual momento é essencial realizar o levantamento da abrangência do desastre, tarefa que está sendo executada. “Estamos fazendo levantamento das famílias e por meio dessas famílias poderemos identificar os desaparecidos”, disse. Essa estratégia deverá aprimorar as buscas na região. Tal levantamento também está ajudando os órgãos oficiais a detectar necessidades de abastecimento de água e alimentos das localidades atingidas pela enxurrada de lama. Occhi também lamentou as duas mortes confirmadas desde ontem na região, após o rompimento das barragens.

Haverá uma ação do governo estadual para garantir aos atingidos pela catástrofe o acesso à segunda vida de documentos. A Caixa Econômica Federal estará presente nesse mutirão, permitindo que afetados pela inundação possam obter também novas vias de cartões federais, como os do Bolsa Família e do PIS. “Solicitei que a Caixa se aliasse a essa equipe estadual no sentido de ajudar não só na retirada dos documentos, mas de recuperar determinados cartões”, afirmou Occhi.

Segundo o ministro, houve o rompimento de uma barragem de resíduos em direção a uma outra barragem, de água. “Essa barragem de água suportou a nova pressão durante algum tempo, que não sabemos quanto, mas no nosso entendimento foi tempo suficiente para que houvesse um alerta e as pessoas pudessem sair de casa”.

Occhi destacou que a mineradora está monitorando outras barragens permanentemente para checar se há riscos. A princípio, a informação é que não há motivos de preocupação.

Fonte: Portal Brasil