Portal Brasil

Estrangeiros começam provas de proficiência em Português

Prova escrita será aplicada nesta terça-feira (23) pela manhã, e a oral segue até o dia 25, nos períodos da manhã e da tarde


por Portal Brasil


publicado:
23/05/2017 14h38


última modificação:
23/05/2017 14h57

As provas escritas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) tiveram início na manhã desta terça-feira (23) para mais de 4,5 mil inscritos de 36 países. A aplicação da prova oral terá início no período da tarde e segue até a próxima quinta-feira (25), nos períodos da manhã e da tarde.

As provas serão realizadas em 28 postos no Brasil e 58 no exterior, credenciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cerca de 1,5 mil pessoas farão as provas no Brasil e 3 mil, no exterior. No segundo semestre, o Inep promoverá a segunda edição anual do Celpe-Bras.

O exame é voltado para estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português, além daqueles que já têm o certificado e pretendem alcançar um nível de proficiência mais alto.

A parte escrita é composta por quatro tarefas que integram compreensão oral e produção escrita – uma tarefa baseada em vídeo e outra, em áudio – e duas que abrangem leitura e mais uma parte escrita. A avaliação oral compreende atividade de interação face a face, com duração de 20 minutos.

Nesta edição, haverá provas na África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiné-Bissau, Inglaterra, Itália, Líbano, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Polônia, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Suíça, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Certificado oficial

O Celpe-Bras é a única certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros outorgada e reconhecida oficialmente pelo governo brasileiro. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas que envolvem práticas de uso da língua que possam ocorrer no cotidiano de uma pessoa que pretende interagir em português.

O exame confere quatro níveis de proficiência em língua portuguesa. Para obter o certificado, é preciso alcançar pelo menos o nível intermediário tanto na parte escrita quanto na oral. Quando o nível de proficiência em cada segmento é diferente, prevalece o menor resultado

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação