Portal Brasil

Estudante de assentamento no Paraná é finalista de competição de português

Aluna Giovana Gomes Porn, do 3° ano do Colégio Estadual do Campo José Marti, abordou o tema reforma agrária


por Portal Brasil


publicado:
14/12/2016 17h51


última modificação:
15/12/2016 13h36

Pela segunda vez em cinco edições, uma aluna do Colégio Estadual do Campo José Marti, localizado no Projeto de Assentamento Oito de Abril, no município de Jardim Alegre (PR), é finalista da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”.

A aluna Giovana Gomes Porn, 16 anos, do 3° ano do ensino médio, abordou o tema reforma agrária em seu artigo. “Por viver em um assentamento, resolvi escrever e expressar minha opinião sobre o tema”, afirmou.

Além de representar a rede estadual de ensino, a estudante tem outros motivos para comemorar a classificação. “É muito gratificante, porque mesmo com a greve dos professores e ocupação da escola, que me privou de muita coisa, eu consegui”, disse a aluna que estudou em casa e debateu o tema com os moradores da própria comunidade onde vive. “Por isso, essa classificação tem um gosto especial”, disse.

Em dezembro de 2015, a estudante Valdirene Prestes dos Santos, de 15 anos, foi premiada na Olimpíada da Língua Portuguesa no gênero “memórias literárias”, por um texto sobre a história do assentamento.

Paraná

Este ano, o Paraná terá duas representantes na final da 5° edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa  que acontece em Brasília nos dias 13 e 14 de dezembro. A estudante Crislaine Letícia Vereta, de 17 anos, além de Giovana, representam a rede estadual de ensino na categoria de artigos de opinião na edição de 2016 da Olimpíada.

As paranaenses estão entre os 38 selecionados para a final do programa, que reuniu cerca de 170 mil alunos de todo o País somente nessa edição. A competição tem como objetivo aprimorar a didática dos profissionais da disciplina para desenvolver habilidades de escrita em seus alunos e contribuir com a qualidade do ensino público.

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa é dividida entre as categorias “poema”  para estudantes do 5° e 6° ano do ensino fundamental; “memórias literárias”  para o 7° e 8° ano, também do ensino fundamental; “crônica”  para os alunos que estão no 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio; e “artigo de opinião”  para os estudantes do 2° e 3° ano do ensino médio.

Os semifinalistas são premiados com medalhas e direito à participação em oficinas culturais. Os finalistas recebem medalhas e um tablet. As escolas também são contempladas com placas de homenagem pela participação e os professores orientadores recebem um computador portátil.

Os cinco primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas, um computador portátil e uma impressora. Já as escolas recebem dez computadores, uma impressora, um projetor, um telão para projeção e livros didáticos.

A competição é promovida pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Assentamento

O Projeto de Assentamento Oito de Abril é formado por 555 famílias que ocupam cerca de 14 mil hectares. O assentamento corresponde a quase 40% do total de Jardim Alegre, município com 12 mil habitantes e distante cerca 380 quilômetros da capital Curitiba.

A área foi comprada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2004. O leite é o forte da economia do Oito de Abril, a produção mensal de leite no assentamento supera um milhão de litros por mês.

Fonte: Incra