Portal Brasil

Fim do sinal analógico no DF terá distribuição de 370 mil conversores

O sinal analógico de TV será desligado em Brasília e entorno em 26 de outubro deste ano


publicado:
31/03/2016 17h00


última modificação:
31/03/2016 13h56

O plano de desligamento da TV analógica em Brasília (DF) e região, que vai ocorrer no dia 26 de outubro deste ano, contará com a distribuição de 370 mil conversores para inscritos no programa Bolsa Família e no cadastro único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O anúncio foi nesta quarta-feira (30) pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo, e pelo presidente do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), Rodrigo Zerbone.

O sinal analógico de TV será desligado em Brasília e mais 9 cidades do entorno do Distrito Federal (Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina). A região é a primeira a fazer a transição para o sistema de TV digital depois do teste-piloto no município de Rio Verde (GO).

Os conversores permitem que as famílias tenham acesso ao sinal digital mesmo nos televisores mais antigos. Para saber se tem direito a receber o aparelho, o telespectador pode ligar para o número 147 ou acessar o site www.vocenatvdigital.com.br . Cada família incluída em um dos programas federais terá direito a um kit, que inclui conversor e antena.

Os moradores de Brasília poderão começar a fazer em abril o agendamento para receber o equipamento. A entrega na capital federal terá início na primeira semana de junho. Nas cidades do entorno do DF, o aparelho já foi distribuído para 70% dos cadastrados no Bolsa Família (50 mil) e em breve começará a entrega para os inscritos no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A distribuição é coordenada pela Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD).

Benefícios

O ministro André Figueiredo destacou que a transição do sistema analógico para o digital vai trazer vários benefícios para a população, principalmente o acesso a uma televisão com mais qualidade de som, imagem e conectividade. Ele lembrou que o processo de digitalização vai permitir também a expansão da oferta da telefonia 4G no Brasil. É que a mudança vai liberar a faixa de 700 MHz para as operadoras de telefonia, que poderão oferecer uma internet mais rápida e com maior abrangência.

O presidente do Gired, Rodrigo Zerbone, explicou que o processo de desligamento da TV analógica em Brasília e região já está em andamento. Segundo ele, a imagem das TVs que contam apenas com a recepção do sinal analógico já está alterada e a partir de abril começa a exibição de cartela informativa sobre o desligamento. Esses avisos aos telespectadores serão intensificados até a data marcada para o fim da transmissões analógicas, no dia 26 de outubro.

Fonte: Ministério das Comunicações