Portal Brasil

Fim do sinal analógico vai melhorar banda larga no DF

Nos próximos meses, usuários vão perceber uma melhoria também no sinal do celular


publicado:
18/11/2016 11h17


última modificação:
20/11/2016 15h07

O sinal analógico de televisão foi desligado a partir da meia-noite desta sexta-feira (18) no Distrito Federal e em nove cidades de Goiás. Agora, Brasília passa a ser a primeira capital do País a receber apenas o sinal digital. A mudança deve melhorar também a qualidade dos serviços de radiodifusão e banda larga. 

“A mudança traz, ainda, mais eficiência às operações dos serviços de telecomunicações, ao liberar a faixa de 700 mega-hertz. Os usuários vão perceber, nos próximos meses, uma melhoria sensível no sinal de seu celular ou equipamento em todos os cantos do Distrito Federal e Entorno”, ressaltou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inivações e Comunicações, Gilberto Kassab. 

O Distrito Federal e o Entorno contam com 1,2 milhão domicílios, sendo 947 mil no Distrito Federal e 310 mil nas cidades goianas.

De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pelo Grupo de implantação da TV Digital (Gired), realizada entre os dias 3 e 12 de novembro de 2016, 92% dos domicílios do Distrito Federal e das cidades goianas de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás estavam aptas a receber o sinal digital.

Segundo o ministro, o próximo passo é estender o novo sistema a São Paulo, conforme cronograma preestabelecido. “Resolvido Brasília, a partir de meia-noite, começam já os trabalhos com vistas à implantação do sistema digital na maior cidade e no maior estado do País”, anunciou. 

Kits de conversores 

De acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, em novembro de 2015 a novembro de 2016, beneficiários de programas sociais receberam 311 mil kits de conversores digitais e antenas. “A entrega, de forma gratuita, envolveu 83% do total de 354 mil famílias cadastradas no governo federal”, afirmou.

Depois da meia-noite, os moradores da região que sintonizarem os antigos canais de sinal analógico passam a visualizar um aviso de que as transmissões ocorrem apenas em sinal digital.

“Após o desligamento, a  Empresa Administradora da Digitalização (EAD) ainda deve direcionar esclarecimentos à população e distribuir os aparelhos por pelo menos 45 dias, visando atender os 17% que ainda não possuem o kit de recepção”, explicou o presidente da Anatel. 

O comunicado indica como fonte de esclarecimentos o site sejadigital.com.br ou o número de telefone 147, por meio dos quais as famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal ainda podem agendar a retirada dos kits de conversores gratuitos.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC