Portal Brasil

Fiscalização apreende madeira ilegal em RO e MT

Operação identificou quase mil metros cúbicos de madeira, volume retirado ilegalmente da floresta


por Portal Brasil


publicado:
13/01/2016 16h13


última modificação:
13/01/2016 16h21

Agentes da Reserva Biológica do Jaru promoveram operações de fiscalização na parte leste dessa Unidade de Conservação (UC) entre 4 e 12 de dezembro de 2015. A ação foi concluída com a apreensão de 993,56 metros cúbicos de várias essências florestais retiradas ilegalmente. 

A Reserva do Jaru tem terras nos Estados de Rondônia e Mato Grosso. Durante os dias em campo, os fiscais percorreram aproximadamente 1,5 mil quilômetros de estradas, tendo como apoio recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ibama e da Policia Militar de Rondônia.

O objetivo foi monitorar a execução dos Planos de Manejo Florestais Sustentáveis desenvolvidos no entorno imediato da UC, além de monitorar outros ilícitos ambientais, como extração ilegal de madeira, desmatamento, garimpo ilegal, caça, entre outros.

Na primeira fase da operação de fiscalização foram encontrados uma grande exploração ilegal de madeira em andamento, trabalhadores e vários equipamentos e maquinários a menos de 1,5 mil metros do limite da Unidade de Conservação.

Na segunda fase da operação de fiscalização, a equipe retornou ao local da extração ilegal para realizar a inutilização de toda a madeira ilegal apreendida e levantar os demais danos ambientais.

A madeira teve de ser inutilizada, pois a retirada do material do local do ilícito se tornou inviável, por causa das péssimas condições das estradas devido às chuvas e à grande distância para o centro urbano mais próximo (cerca de 240 quilômetros da cidade de Ji-Paraná/RO). A medida foi tomada também para evitar que os infratores pudessem utilizar tais madeiras para se capitalizar e continuar causando danos ambientais à unidade.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade