Portal Brasil

Governo autoriza envio de apoio federal a três estados

Sobre o auxílio imediato, Ministério da Justiça e Cidadania determinou o empréstimo de equipamentos de varredura e a disponibilização temporária de agentes penitenciários federais


publicado:
08/01/2017 12h38


última modificação:
08/01/2017 21h23

O Ministério da Justiça e Cidadania informou, neste domingo (8), que foi autorizado o envio de apoio federal aos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. De acordo com a pasta, o governo do Amazonas solicitou ajuda da Força Integrada de Atuação no Sistema Penitenciário. Diante da solicitação, o governo federal enviará profissionais ligados à questão penitenciária para atuar de forma integrada com os agentes do governo do estado. 

Também houve autorização para a realização de diagnóstico técnico para medidas de reestruturação do sistema estadual, o desenvolvimento de protocolos de segurança, com ênfase em técnicas de revista e atuação e a realização de cursos de inteligência, com impacto na dimensão preventiva.

Já o governo de Rondônia pediu investimentos para equipar e manter presídios. A solicitação ainda não foi oficializada, mas o ministério já autorizou o pedido.

Em conversa com o ministro da Justiça, neste sábado (7), o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, pediu que o governo envie equipamentos de segurança para instalar nos presídios do estado. O envio também já foi autorizado pelo ministério.

O ministro Alexandre de Moraes também conversou com a governadora de Roraima, que solicitará oficialmente o auxílio da Força Nacional para a garantia da ordem pública no Estado. O ministro já determinou que a Secretaria Nacional de Segurança Pública providencie o imediato apoio.

Os governos de Rondônia, Roraima e Mato Grosso devem encaminhar oficialmente os pedidos na próxima segunda-feira (9).

Plano de segurança

Na sexta-feira (6), o governo apresentou oficialmente o Plano Nacional de Segurança. O programa estabelece metas para redução de homicídios e para diminuir o déficit de vagas no sistema penitenciário brasileiro. A proposta também estabelece a integração, cooperação e colaboração da União com os estados e municípios.

A intenção é reduzir em 7,5% o número de homicídios dolosos em 2017.

Fonte: Portal Planalto, com informações do Ministério da Justiça e Cidadania