Portal Brasil

Governo e estados vão aprimorar canais para atrair investimento estrangeiro

Ministério do Desenvolvimento pretende profissionalizar maneira como oportunidades locais são ‘vendidas’ aos investidores


por Portal Brasil


publicado:
23/10/2015 00h00


última modificação:
23/10/2015 09h18

A chegada do Brasil na 5ª posição do ranking de países que mais recebem investimentos estrangeiros, como mostrou a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), com base em dados de 2014, está sendo vista pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) como a mensagem que faltava para articular com os governos estaduais os canais de promoção das oportunidades locais aos investidores. É com este sentido que o ministério e os estados estão discutindo a criação da “Feira dos Estados”.

Segundo Mário Neves, coordenador da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) do MDIC, a expectativa é de que o primeiro evento ocorra em 2016. 

Na prática, a ideia é preparar os estados para identificar áreas com maior chance de atrair recursos externos e como “vender” isso ao estrangeiro que olha o Brasil com algum interesse. A feira deve funcionar como uma rede de interlocução permanente.

“É preciso capacitar nossos parceiros nos estados para receber o investidor, para se comunicar com ele (estrangeiro) e para mostrar quais são as oportunidades de investimento, a estrutura de investimento que o País oferece e os benefícios que os estados oferecem. Enfim, fazer com que de fato esse investimento se materialize, que aconteça no Brasil”, afirma Neves.