Portal Brasil

Governo estuda liberação de visto para chineses

Medida deve facilitar a entrada de turistas do país asiático de forma temporária; anualmente, 120 milhões de chineses viajam pelo mundo


por Portal Brasil


publicado:
26/08/2016 12h30


última modificação:
29/08/2016 09h28

Uma possível suspensão da exigência de visto de entrada para os chineses no Brasil está em estudo pelo governo. O tema foi tratado em reunião em Brasília, nesta quinta-feira (25), entre o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, e o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang.

Caso seja adotada, a medida deve possibilitar o ingresso de turistas do país asiático no Brasil de forma temporária e com algum tipo de restrição. Depois de relatar a visita que fez ao ministro brasileiro das Relações Exteriores, José Serra, quando defendeu a possibilidade da extinção do visto, Lummertz adiantou que já recebeu informações do Itamaraty de que a questão está em debate.

“Pode ser uma isenção específica para viajantes a negócios, para grupos de turistas ou mesmo como é feito na Argentina, onde se cobra uma taxa para os chineses que já tem visto de entrada na União Europeia ou Estados Unidos. O importante é sinalizar que temos boa vontade para atrair os viajantes chineses.”

Na ocasião, Vinícius Lummertz lembrou que já existem barreiras naturais suficientes, como a distância entre os países e a questão do idioma e, portanto, não é preciso impor mais restrições aos turistas chineses. Anualmente, 120 milhões de chineses viajam pelo mundo. No entanto, desse total, somente 55 mil visitaram o Brasil em 2015.

“A retirada da exigência do visto seria uma medida extremamente importante, pois abriríamos uma possibilidade grande, não só para os negócios, mas principalmente para um melhor relacionamento e conhecimento entre pessoas de culturas tão notáveis e tão diversas quanto a chinesa e a brasileira”, comentou Li Jinzhang.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur